Edição de imagem on-line

Existem inúmeros softwares para manipulação e tratamento de imagem, cada pessoa se adapta melhor a um. Alguns gostam do GIMP por ser OpenSource, outros acham o Photoshop imbatível e inalcançável. Conheço até quem jamais trocará o Fireworks, outros amam o Paint Shop Pro ou o Corel Painter. A opção é sua. Porém, esteja ciente de que em algum momento você vai precisar trabalhar sem ele em mãos.

Viajando, na casa de um colega, na empresa do cliente, qualquer que seja o motivo, pode acontecer de um dia você precisar editar uma imagem sem seu software predileto.

Nessas situações é sempre bom ter uma alternativa. Hoje você acha pela internet, várias versões portáteis dos programas mais famosos. Tais versões tem lá seus 200Mb e cabem em qualquer PenDrive. Porém, vale lembrar que na grande maioria dos casos, essas versões são consideradas ilegais.

Pra você não acabar em maus lençóis por usar essas artimanhas, nos próximos posts, vou dar minha opinião e apresentar à vocês alguns serviços de edição de imagem on-line. Vamos adiantar um pouco o trabalho e deixar agora, três links pra você explorar e, quando eu postar sobre ele, me dizer se concorda ou não com minha opinião.

Sinta-se a vontade para sugerir mais algum site ou serviço que conheça! Terei o maior prazer em escrever sobre alguma sugestão que apareça. No mais, explore e desbrave esses três serviços. Quero muito trocar idéia com vocês!

Designer Wallpaper

Wallpapers são sempre uma maneira de ilustrar o ambiente de trabalho (aliás, sua única função é essa), tornando mais dinâmico e personalizando aquilo que encaramos todo dia. E como esse preenchimento de tela faz diferença! Seja seu tema qual for, uma das bandas preferidas, a foto do seu cachorro, aquele pôr-do-sol único, enfim, algo que mereça estar ali recebendo sua atenção a cada amanhecer.

A dica que trago hoje pode ser melhor aplicada à meus colegas de curso e futura profissão, mas nada dispensável aos interessados no assunto. Trata-se do grupo de imagens hospedado no Flickr chamado "Designer Wallpaper".

Com a proposta de apenas aceitar imagens que respondam à questão proposta pelo próprio dono do grupo de "Design is", correndo o risco do colaborador ser banido da comunidade, o grupo apresenta (até o atual momento) mais de 260 respostas ao questionamento, passando por imagens vetoriais, montagens fotográficas, brincadeiras com tipografia, minimalismo e tudo mais que nos interessa dentro da área.

Virei adepta, confesso. Atualmente esse é o escolhido a colorir minha área de trabalho:

Designer Wallpaper - Design is

[+++]

Designer Wallpapers - Design is Designer Wallpaper - Design is Beautiful Designer Wallpaper - Design is

Você é livre para colaborar, desde que não fuja do tema.

El Cuarteto de Nos

El Cuarteto de Nos é uma banda Uruguaia de rock que tem um som bem característico. Na estrada desde 1984, com onze discos na bagagem e algumas mudanças de formação os caras se destacam dos demais compatriotas.

O último CD intitulado Raro, lançado em 2006 é, em minha opinião, excelente! Você pode ouvir algumas das músicas desse álbum direto no site oficial da banda.

Abaixo, o clipe da música "Ya no sé qué hacer conmigo". Um ótimo trabalho de Design que utiliza maravilhosamente bem a sonoridade, ilustração e tipografia, feito pela Milagrito Films juntamente com a Majareja Produciones.

Na semana passada meu colega Sebas retirou das entranhas de seu computador uma bela magnífica pesquisa sobre os cartazes que marcaram época durante a Segunda Guerra Mundial. A maneira como eram confeccionados, desde sua elaboração até as técnicas utilizadas no desenho e pintura são características daquele tempo e identificam o autor de cada cartaz, o tornando único.

Com o passar dos anos e a constante atualização, as técnicas foram substituídas e cartazes daquele modelo, na maioria das vezes feitos à mão, desapareceram e os que ainda existem se tornaram peças de coleção e inspiração para trabalhos desenvolvidos atualmente. Um exemplo dessa rebusca foi o concurso desenvolvido pelo site Worth1000, já conhecido por apresentar manipulação de imagens e agregar conteúdos relacionados, como tutoriais de Photoshop.

Worth1000 logo

O site começou a lançar concursos em meados de 2003, onde é sugerido um tema, uma descrição do que deve ser feito e uma imagem a ser tomada como exemplo. A partir disso são aceitos "candidatos" que posteriormente são votados pelos usuários cadastrados no site.

A proposta desse desafio, em particular, era escolher um produto moderno e dar a ele esse aspecto "vintage" através de um anúncio (ou vice-versa). Os produtos escolhidos pelos participantes englobam desde videogames até café (café, moderno? ...deixa pra lá!).

A imagem que exemplificava o desafio anunciava o Wii:

Cartaz - Wii

A votação se encerrou dia 15 e assim ficaram definidos os vencedores, em ordem de colocação:

Cartaz - Segway Cartaz - Silverado Cartaz - The Queen of Bling

Alguns merecem destaque pelo tratamento e fidelidade aos cartazes antigos até mesmo no conteúdo textual redigido no cartaz:

Cartaz - Playstation3 Cartaz - TV de LCD

Outros, por serem inusitados:

Cartaz - Viagra

Está interessado em participar de algum desafio? Aqui tem vários esperando por candidatos.

UseMyComputer.com: Imagens de celebridades em alta resolução

Tratar imagens é legal. Ainda mais legal quando você tem imagens gigantes onde se pode ver os poros da pessoa e quiçá as moléculas de hidrogênio de uma gota d'água! Claro, é altamente recomendado que você tenha um PATCHA computador pra agüentar imagens tão grandes sendo editadas.

Nós aqui do Woww, como já é sabido, estamos sempre trabalhando para facilitar a sua vida e se possível sanar os seus problemas. Como não consegui trocar nem o meu, não sonhe que vou te dar um computador melhor! Já o problema das imagens grandes, vou te ajudar a sanar agora.

UseMyComputer.com

UseMyComputer.com é um site que descobri em meados de 2006. Eles se descrevem como uma "massive collection of ultra high quality celebrity images". Na prática você encontra todo tipo de imagem e uma parte considerável não está em alta qualidade.

Existem muitas daquelas fotos de coisas bizarras que você recebe por e-mail , imagens de carros, anúncios e muitas, muitas fotos de mulheres. Desde desfile até closes de seios coisas mais quentes.

Com uma galeria que vem crescendo desde 2003, é um prato cheio pra se perder horas navegando pelo arquivo, se você for homem, apreciando a beleza feminina e carros muito bacanas, se você for mulher, admirando aquelas roupas ma-rá-vi-lho-sas dos desfiles e achando os pés de galinha e celulite das famosas (e não famosas também) e na pequena galeria "Men".

O site tem uma navegação bem simples e intuitiva, porém a má organização acaba comprometendo a navegação. Existem vários arquivos e fotos duplicadas. A melhor alternativa acaba sendo usar o campo de busca no fim do site.

Apesar dos pesares o UseMyComputer é uma boa alternativa e vale salvá-lo nos favoritos.

ABC3D - Pop up Book de Tipografia

Principalmente quando crianças temos maior contato com livros interativos, repletos de personagens que pulam e se movimentam de alguma forma na qual palavras são desnecessárias, dando, assim, total liberdade à imaginação dos pequenos. Mas não é porque deixamos de ser crianças que a brincadeira perdeu a graça! Pelo contrário, para nós eles apenas recebem outro nome: Pop up Books.

Com a mesma funcionalidade dos livros infantis podemos comumente encontrar representações Pop up em cartões (com certeza você já recebeu ou ao menos viu um!).

Um caso a parte dentro desse universo é o livro desenvolvido pela francesa Marion Bataille que une tipografia ao dinamismo Pop up.

*Marion Bataille é formada pela High School of Graphic Arts, de Paris. Ilustradora, também é designer gráfica, fotógrafa e fez alguns trabalhos de figurino para o teatro.

ABC3D Pop up Book de Tipografia

Entituado ABC3D, o livro traz logo na capa uma brincadeira lenticular com as letras. De A a Z, a cada página é uma surpresa e traz diferentes formas de descobrir todo o alfabeto.

Todo desenvolvido nas cores preto, branco e vermelho atrai os olhares dos mais jovens que ainda estão aprendendo o abecedário, até os amantes da modelagem, efeitos tridimensionais e materiais feitos à mão.

Um livro breve e uma verdadeira obra de arte.


O livro pode ser adquirido pela Amazon a partir de outubro desse ano.

Fonte: Fubiz™

Big Bill Hell's: o jeito americano de vender carros

Se existe um manual de boas práticas para direção de anúncios de televisão, os responsáveis pela criação da propaganda da revenda de automóveis Big Bill, cediada em Meryland (terra do Elvis), devem ter urinado em cima e ateado fogo em um ritual pagão.

Confira abaixo um dos piores comerciais locais já produzidos de acordo com o artigo 10 Hilarious, Horrible Local Commercials:




"Kiss my Ass" é elogio aqui! Querem ver coisa pior?! Confiram o artigo na integra e me digam se os comerciais das Casas Bahia não são inspirados nestas pérolas.

Fonte: Computerlove™ | Connecting Creative Talents

Logotipos e suas estranhas histórias

Como todo bom estudante de design, estou sempre pesquisando e buscando informações pra desenvolver meus trabalhos de faculdade. Na verdade não somente para faculdade, aplico estas pesquisas também em meus projetos profissionais como aqui no Woww. Como diria um sábio professor Colombiano: "Pesquisa é tudo!"

Quando se fala em desenvolvimento de logotipo, o exemplo mais citado como caso de sucesso e associação ao nome é o dito da Nike. Fácil de lembrar, reproduzir e aplicar; Conhecido e copiado pelo mundo todo; Objeto de desejo de consumidores natos mundo a fora. Estranho é que muitos que o citam e o consomem não fazem a menor idéia do que se trata aquela voltinha que trás o memorável slogam "Just do it".

Pensando nos assuntos logos e seus significados, trago aqui algumas pérolas bastante conhecidas, repletas de curiosidades na origem de seus nomes e marcas.

Mitsubishi

A origem deste nome acontece na metade do século XIX quando o japonês Yataro Iwasaki compra a empresa marítima Tsukumo Shokai do Clã Tosa, após o fim do sistema de clãs feudais no Japão.

O nome Mitsubishi, adotado poucos anos após a aquisição da empresa, é formado pelas palavras "mitsu" que significa árvore e "bishi" que quer dizer água castanha ou forma de diamante (losango). O logo foi desenhado através da combinação do emblema da família Iwasaki, que são três diamantes empilhados, e do emblema do Clã Tosa, três folhas em forma de triângulo.


Juro que imaginava os três losangos eram uma espécie de shuriken.

Google

A história da marca mais valiosa do mundo atualmente, iniciou em 1996 quando os formandos em ciências da computação Larry Page e Sergey Brin desenvolveram um sistema de pesquisa chamado BackRub que analisava links de retorno para determinar a relevância de um site. Mais tarde este sistema foi chamado de Google, que era um trocadilho para a palavra Googol.

logo-google
Até aí tudo bem, certo?! A grande sacada esta na origem do tal googol que é o nome dado para 10100, ou seja, o dígito 1 seguito de cem 0. Segundo Edward Kasner, matemático que criou esta teoria em 1938:"O googol não tem qualquer utilidade prática a não ser como explicação da diferença entre um número imenso e o infinito. Na verdade, o googol está tão longe do infinito como o 1"

Cortando o papo matemático, uma sacada muito legal que a Google aplica frequentemente em sua página inicial são brincadeiras feitas com o próprio logo para comemorar datas importantes. Selecionei alguns exemplos da página More Google: Holiday Logos, vale a pena fazer uma visita e conhecer todas as variações.

lego08
50 anos do brinquedo Lego, 28/01/2008

edvard_munch
Aniversário de Edvard Munch, 12/12/2006

dilbert1
Versões do Google por Scott Adans, 20/05/2006

summer2004_opening
Série das Olimpíadas de Atenas 2004

worldcup
Copa do Mundo Japão e Korea, 31/05/2002
Nike

Empresa fundada por Phil Knight nos anos 60, era chamada de Blue Ribbon Sports. O nome Nike e o design do logo foi adotado por volta de 1971, após a designer Carolyn Davidson enviar uma sugestão para eles e esta porposta ser aprovada entre outras 34. O conceito apresentado por Carolyn baseava-se na Deusa grega do triunfo Nike e adotou o formato de sua asa para desenhar o logo.

deusa_nike
Após apresentar sua proposta a Knight, ele encerrou a reunião dizendo não tinha amado mas que daria certo. O tempo passou e o conjunto formado pelo logo e o famoso slogan "Just do it" expressam exatamente a essência da empresa e sua filosofia: alta ambição e desejo pela vitória.

nikelogo
Estas são uma breve seleção de histórias de uma lista extensa. Escrevendo o post me deu a idéia de criar uma série com os mais interessantes que encontrei, prometo que em breve trago mais histórias estranhas de logos famosos.

Fonte:Evolution of Car Logos,The Evolution of Tech Companies’ Logos, Logo Orange

GlobCover: mapa mundi online com altíssima resolução

Entre maio de 2005 e abril de 2006, a Agência Espacial Européia (ESA) iniciou uma coleta de imagens de altíssima definição da superfície terrestre utilizando um espectrômetro instalado no satélite ENVISAT. O resultado foram 30 terabytes de imagens (quer lembrar como se calcula rapidinho?) o equivalente a mais de 20 milhões de livros, muito mais do que você têm armazenado de mp3 e afins em casa.

GlobCoverTudo isto será aplicado no novo sistema de mapas gratuitos com absurda resolução de 300 metros chamado GlobCover. Absurda porque será possível ver a superfície terrestre com muito detalhe, muito mais que o nosso atual queridinho Google Earth. No entanto a utilidade deste serviço não se restringirá a passeios pelo globo de seu micro no trabalho na hora do intervalo. A idéia é aplicar o sistema na identificação de áreas para melhor aproveitamento na agricultura e estudos das mudanças climáticas.

Algumas imagens sensacionais estão disponíveis no site do projeto. Para se ter noção da qualidade delas, a figura abaixo da América do Sul é um link direto para download da mesma em tamanho original com o equivalente a 630Mb. Aconselho você a somente baixar o arquivo se souber o que fazer com uma imagem deste tamanho, pois sua internet poderá ficar congestionada por um bom tempo até completar o processo.


Atenção: esta imagem é um link para um TIF de 630Mb!

A galeria completa de imagens você pode acessar aqui.

Fonte: IDG Now! Sugestão do grande amigo Seelig

Propaganda Americana Pré Segunda Guerra Mundial

Estive fazendo umas pesquisas para um trabalho da facul e encontrei um material de propaganda americana pré Segunda Guerra Mundial sensacional. É uma série de cartazes de divulgação de campanhas para ajudar o governo, preparar o espírito patriota do povo e estimular a cooperação dos cidadãos para a dificuldade.

São 19 peças de propaganda que ilustram uma pesquisa de alunos da Universidade Estern Oregon sobre as maiores participações dos EUA em eventos importantes da história deste país. Como citei, o tema que estava pesquisando é a WWII, irei separar os cartazes por temas e farei alguns comentários sobre as idéias deles.

Produção! Produção! Produção!

squeeze keepem
produce
A beira de um conflito de proporções mundiais contra as super potências do Eixo, preparação para guerra era o maior escudo de defesa dos EUA. O momento não era fácil: em recuperação de uma crise violentíssima que derrubou inúmeras fortunas e afundou o país no desemprego, feridas da primeira grande guerra, etc. A nação americana precisava literalmente fabricar seu arsenal para enfrentar as temidas divisões Panzer, a destruidora Luftwaffe e a esmagadora Blitzkrieg.

As frases "Produção: a resposta Americana" e "Produção vence a guerra" são claros pedidos de ajuda a nação, pois o inimigo está bufando em seu cangote. Já em "Ajude a vencer a guerra: aperte para mais um" e "Pare os acidentes" pedem mais gente nas fábricas e mais atenção nos trabalhos respectivamente.

Dinheiro! Dinheiro! Dinheiro!

Para matar esta fome de produção, todo o dinheiro que o cidadão estivesse guardando em seu cofrinho poderia ser investido nos "fundos de guerra" que possivelmente renderia mais, salvaria as criancinhas da sombra da suástica e garantiria o direito de liberdade de expressão que seria devorado pelos alemães demoníacos caso vencessem a guerra.

Combustível!

carclub
busus ride
Pra mim os mais chocantes e hilários! Não sou nenhum idiota pra dizer que combustíveis não são importantes na logística de uma guerra. Agora, os caras que tiveram as idéias destes cartazes são incríveis.

Falando sério, eles tiraram essas idéias da cartola e conseguiram passar a importância da economia de combustível. Naquela época muita gente que olhou a cara do tio do Bradock decepcionado no primeiro cartaz, lembrou que ainda não participava de um clube de car-sharing (clube da carona, ou algo parecido) e poderia fazer seu país não vencer a guerra deve ter perdido o sono. Sem falar nos riquinhos (remanescentes) da época que se viram ameaçados ao dirigirem suas carangas conversíveis sozinhos e serem apedrejados por serem taxados de comparsa de Hitler.

O terceiro é só alegria com o trocadilho do "US" e o pessoal feliz por pegar o "buss" e salvar a nação.

Mulheres vocês podem!

Rosie longing
sake be_a_man
A importância das mulheres no processo de preparação da guerra e durante ela foi incalculável. Enquanto os homens cruzaram o Atlântico para ir de encontro as balas inimigas no fronte, elas ficaram em casa dando conta do recado nas fábricas, nas plantações e nas demais áreas onde eles fizeram falta.

A frase "Espera longa, traga ele mais cedo: tenha um emprego de guerra" toca direto no emocional das mães e esposas que aguardavam ansiosas seus filhos e maridos salvos. Os dois cartazes seguintes apelam e mexem com o brio das mulheres em "Para o bem de seu país hoje e o seu amanhã" e "Gee! Queria ser um Homem. Queria entrar na marinha".

Avante soldados

duty
Onde será que eles mandariam o marinheiro aqui em cima e o soldado Joe Louis?! Colocar bala no canhão com o Scharzenegger longe dos alemães que não era.

Morte aos traidores

sometalk bw-shiplips
A ligação entre frase "Alguém falou" e o homem afundando no primeiro cartaz é a referência aos espiões americanos que morreram na Europa por terem sido delatados. Estas mesmas bocas são responsáveis por navios afundados no quadro seguinte com os dizeres "Soltar os lábios afunda navios". A caça aos espiões foi incansável mas não evitou perdas.

Brindes

fats homes
Não sabia que gordura pudesse virar bombas como diz o primeiro cartaz. Ou não entendi algum trocadilho?!

Nesta pesquisa existem outros capítulos interessantes, quem gosta do assunto WWII encontrará muitas curiosidades. Na minha pesquisa encontrei muitos outros materiais deste tipo que em breve trarei aqui com novos posts. Desculpem algumas possíveis traduções incorretas, se encontrou algo estranho nelas comente aqui! :)

BASE Jump em Cave Swallows

Há algum tempo, assisti pela primeira vez na televisão uns malucos se atirando de pára-quedas do topo de edifícios altos pelo mundo e aterrissando no meio da rua, praças ou jardins que estivessem próximos: eram os base jumpers. B.A.S.E. jump é a mais perigosa e radical modalidade de pára-quedismo, realizada quando não se salta de um avião. A sigla B.A.S.E. significa Building, Antenna, Span, e Earth (prédio, antena, ponte, e montanha/terra), os locais onde geralmente são realizados os saltos.

Na cidade de San Luis Potosí, interior do México, existe uma caverna chamada de Sótano de las Golondrinas (ou Cave of Swallows em inglês), que no português significa mais ou menos Sotão das Andorinhas. O local recebeu este nome pelo grande número de pássaros que o utilizam como morada. Com 372 metros do ponto mais alto até a parte mais profunda de sua base e formato similar a um sino de igreja é considerada o melhor lugar no mundo para se praticar o base jump. O tempo médio de queda-livre fica entre 5 e 7 segundos o que é uma eternidade em se tratando de saltos.

Toda vez que se salta no Sótono é obrigatória uma visita de rapel na área de pouso, que fica no fundo do buraco. O lugar é bastante especial formado pela sedimentação da rocha pela água. Durante o dia a luz do sol se encarrega de iluminar o fundo da caverna dando a impressão é de se estar em um cenário extraterrestre. Após os saltos as extrações são realizadas a cada 10 minutos por um guincho motorizado. Dois aventureiros por vez são içados até o topo de Cave of Swallows.

Para você ter uma idéia melhor do que estou falando assista ao video abaixo que é parte de um documentário exibido pela BBC em 2006:



Selecionei algumas fotos de uma expedição realizada em 2003 documentada pelo site Aerial Extreme:

Johnny-Jeff2way

Landing-area-02

Landing-area-01

Light-Beam-2

CaveFloor

Já enfrentei alguns desafios radicais na minha vida, nenhum deles se compararia aos saltos em Cave of Swallows. Hoje, com mulher e filho esperando em casa, seria quase impossível chegar perto desta garganta o que dirá saltar até sua base. Resta, curtir o video com estes doidos enfrentando os limites entre a adrenalina e as paredes da caverna.
E você, saltaria?! Já saltou?! Conta pra nós.

Fontes: Fogonazos, Broadbandsports, Lost.art, Aerial Extreme

AlbumArt.org: Encontre capas de CD e DVD!

Desde que ganhei meu primeiro computador há 10 anos atrás, sempre procurei ser organizado com meus arquivos. Trabalhos de escola, fotos, programas mas principalmente com as músicas! Sou extremamente chato com a organização delas! Tenho lá, uma partição só pra mp3, cada artista tem sua pasta, dentro, uma pasta para cada CD e todos eles tem o Cover da capa!

Todo mundo sabe como às vezes pode ser complicado encontrar um cover de CD. Eu sempre procurei em sites de comércio online como o Submarino, Americanas.com, Livraria Saraiva, Amazon e assim por diante. O grande problema é que nem sempre essas lojas tem o CD que você procura. Outras vezes até tem, mas a imagem tem 32 x 32px! E é pra isso que o AlbumArt.org serve!

AlbumArt.org - Logo

O site é uma espécie de buscador de capas de CD. Você digita o nome do artista, do CD ou sei lá que informação você tenha sobre, escolhe CD ou DVD e clica em Search! Ele vai varrer todos os sites (Não sei quais! Mas são muitos!) cadastrados no banco de dados atrás da bendita capa que você procura.

Infelizmente o serviço acha muita porcaria. Imagens com qualidade ruim, algumas com aqueles selos de "Incredible offer!" e coisas do gênero. Dependendo do quão genérica for sua busca (ou se você tiver sorte e seu artista tenha quinhentos outros que usem o mesmo ou um nome muito parecido) pode rolar muita "sujeira" nos resultados. Felizmente, no mínimo isso vai resultar em umas boas gargalhadas!

Não posso garantir que você vai encontrar só imagens de excelente qualidade, e muito menos que você VAI encontrar o que procura mas, fica a dica que pode te poupar um bom tempo.

P.S.: Pra você poupar mais tempo ainda, é só adicionar a pesquisa do AlbumArt.org na barra de pesquisa do Firefox. É só clicar aqui.