A Tocha Olímpica de Pequim 2008

Entre os grandes acontecimentos do ano de 2008 estão os Jogos Olímpicos de Pequim. Isso é fato. Você ainda vai ouvir falar muito sobre a cultura dessa bela cidade, sua arquitetura secular, todos os velhos mistérios que rondam o Oriente, inclusive o crescimento populacional constante e toda aquela ladainha que já conhecemos.

O que chama a atenção agora, são esses elementos incorporados em um símbolo olímpico que vai viajar o globo a partir de março. Desenvolvida pela equipe da multinacional e patrocinadora dos Jogos, a empresa de tecnologia Lenovo, a tocha olímpica teve sua confecção disputada entre mais de 300 propostas temáticas.

A equipe de criação foi constituída por profissionais da Alemanha, Cingapura, EUA, Japão, Nova Zelândia, Itália e China especializados em desenho gráfico, química, engenharia, materiais, antropologia, arte e história. Foram dez meses de trabalho, muito brainstorming, síntese e estudo. Mais de 30 desenhistas fizeram parte do seu desenvolvimento.

Denominada de "Nuvem de Promessa", a peça procura aliar modernidade e elementos tradicionais da cultura chinesa imitando o formato de um pergaminho, símbolo muito importante para o povo. “Desde tempos antigos, ele foi usado para passar escritos e desenhos de uma geração para a outra, sendo portanto, um símbolo da tentativa de manter a cultura chinesa viva e intacta”, Yao Ying Jia, Gerente Geral do Centro de Design e Inovação da Lenovo Group em Pequim.

Os grafismos são referências às nuvens associadas à cultura Chinesa, representadas na arquitetura, arte, pintura, mobiliário e outros. Elas ainda fazem parte da mitologia do país: divindades se locomovem voando em “xyangyun”, ou nuvens da sorte. As nuvens devem trazer bênçãos e harmonia.

Tratando-se de cores, o que predomina é o vermelho escuro em contraste com o prateado metálico. O vermelho simbolizando a tradicional cultura chinesa e o prateado a contemporaneidade do design. O revestimento de pintura é emborrachado e o desenho das nuvens ganhou relevo.

Pra completar, a empresa responsável pela criação vai lançar uma linha de produtos inspirada nas curvas e características da tocha olímpica. O primeiro a ser visto é esse notebook.

A tocha, em miúdos:
Dimensões: 720mm X 50mm X 40mm
Peso: 985g
Material: Liga de alumínio e magnésio polido.
Criação: Lenovo

Vídeo promocial da Tocha Olímpica [em inglês]

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

3 comentários:

Anônimo disse...

Grase.....aeeee....além do texto estar super bem escrito, o assunto é bem interessante!!!! ;) PARABÉNS!!!

Unknown disse...

O texto bem escrito mas com erro ortográfico...

“Desde tempos antigos, ele foi usado para passar escritos e desenhos de uma geração para a outra, sendo portanto, um símbolo da tentativa de manter a cultura chinesa viva e (((intata)))"

ATENÇÃO galera!!!

No demais, muito bom!

Grasi Pilatti disse...

Agradeço o elogio e a disposição em listar a falha ao Woww, Alexandre.
TUDO corrigido.

Postar um comentário