Propaganda Alemã (Nazista) Pré Segunda Guerra Mundial

No final do mês passado, publiquei aqui uma lista de cartazes de propaganda americana pré Segunda Guerra Mundial utilizados para chamar atenção do povo para a difícil situação que se aproximava na década de 30. Belas peças gráficas com grande apelo patriota.

Neste post, trarei uma breve seleção feita de uma grande galeria cartazes de propaganda nazista pré-1933 fotografadas no Arquivo Federal Alemão em Koblenz, pelo Dr Robert D Brooks. São 16 peças escolhidas por mim para mostrar uma das mídias mais utilizadas pelo partido Nacional Socialista para conquistar votos do povo alemão que muito sofreu junto com seu país na derrota da Primeira Guerra Mundial. Aproveite o passeio em momento muito peculiar da história.

1920a
Este primeiro poster anuncia um encontro nazista ocorrido em maio de 1920 em Munich. Hitler faria um discurso no debate "O que nós queremos?". O desejo de ódio e revanche é explícito no contraste entre o fundo vermelho e o texto preto em fonte gótica (estilo filme do Drácula, não?!). Os dizeres abaixo do título mostram que num futuro próximo, o povo teria um destino obscuro: "Cidadãos! Não pensem que a Alemanha do azar e miséria, a nação da corrupção e usura, a terra dos Judeus corruptos, pode ser salva por festas que clamam pela conformidade dos fatos. Nunca!"
freedom
Este cartaz, aparentemente datado de 1924, é do período em que a Festa dos Trabalhadores Nacionalistas Alemães foi banida após o "Beer Hall Putsch" ocorrido em 8 de novembro de 1923. O Putsch foi uma tentativa má sucedida de Adolf Hitler e seus irmãos de partido de tomarem o governo em Munique. Os dizeres "Liberação Alemã" sugeria uma confraternização para continuar o movimento Nazista no momento em que a Festa dos Trabalhadores era proibida.

wille
Os Nazistas consideravam este como um de seus melhores posters, desenhado por Mjölnir, referência entre os designers nazista. Os dizeres "Socialismo Nacionalista: o Espírito de Organização da Nação". A Pedido de Goebbels, Mjölnir desenhou estes soldados com traços artísticos exaltando o olhar para o futuro.

snake1
Mais um belo exemplo, datado de setembro de 1930 - Eleições do Parlamento, resume a ideologia nazista em uma imagem: A espada nazista cravada sobre a estrela de Davi na cabeça da cobra. Algumas das palavras em vermelho como sangue jorrando do réptil são: usura, Versailles (tribunal que julgou e condenou a Alemanha após a WW I), Inflação, Bolchevismo, Barmat, Kutisker, Sklarek (últimos três judeus envolvidos em grande escândalo financeiro), prostituição, terror, etc.

schluss 1932b
hitler2 hitler
  • Estes quatro denotam a personificação de Adolf Hitler como a solução para a Alemanha em crise. No primeiro Mjölnir e seu estilo resumem: "Chega! Vote Hitler!".
  • O segundo apela para o moral dos trabalhadores com os dizeres: "Trabalhadores da mão e da mente! Votem no soldado do front Adolf Hitler!". O belo desenho retrata um trabalhador proletário metalúrgico e um dito trabalhador "pensador" lado a lado e semblantes semelhantes.
  • No terceiro, poster para a Marcha Presidencial de 1932, dá uma visão diferente de Hitler vestido em terno preto ao invés do inseparável uniforme militar, dizendo:"Estamos com o destino da nação em nossas mãos!" e "Hitler é o Presidente do Reich!". Apesar de ser um belo cartaz não foi bem aceito pelo público feminino, pois além da expressão exageradamente séria o layout foi considerado muito comunista. O pior mesmo é que apesar das mensagens indicarem a vitória do líder nazista ele fracassou naquele pleito.
  • Enquanto eram utilizadas cores para dar destaque aos cartazes, no último apenas um fundo preto e cabeça flutuante de Hitler (parecendo uma tentativa de hipnose), bastante moderno.

hitler3 liste2b 300
Na sequência mais três propagandas insistentes para eleger Hitler desesperadamente.
  • No vermelho (algumas características que lembram o primeiro cartaz do artigo) os dizeres "Alemães! Dêem sua resposta ao Sistema! Elejam Hitler!" ataca diretamente a República de Weimar com o termo "Sistema".
  • Em seguida um belo desenho com nazistas marchando rumo Reichtag adentro:"Abra a porta para a liberdade! Coloque um homem forte no trono! Adiante com as forças da renovação! Vote na Nacional Socialista Lista 2".
  • A cruz do terceiro é uma referência a morte de 300 nazistas durante batalhas políticas nas ruas por comunistas em encontros políticos:"Mais de 300 Nacionais Socialistas morreram por você - mortos por Marxistas sub-humanos! Por comida e trabalho vote Adolf Hitler Lista 2."

volk1 baut

Uma característica interessante destes dois exemplos trazem é o construtivismo russo aplicado na tentativa de chamar o proletário para as urnas. As formas geométricas em perspectiva e as fontes utilizadas lembram muito os trabalhos comunistas. No primeiro:"O povo vota para Lista 1: O Nacional Socialista". O próximo:"Hitler Constrói"

wir brotb

Nestes dois posteres a ênfase é dada aos muitos seguidores de Hitler feridos ou mortos em batalhas políticas. A frase do primeiro serve para ambos:"Estamos construindo uma nova Alemanha. Pense no sacrifício deles. Vote Nacional Socialista".

A importância dos cartazes na política da época é imensa, visto que quantidade de tipos de mídia disponíveis é desproporcional a necessidade de disseminar idéias. Os dizeres sempre exaltam as dificuldades existentes causadas pelo pouco ativo e corrupto governo encerram com a grande solução nazista: Hitler. Destaque também para a qualidade gráfica das peças.

Como falei no início, fiz uma breve seleção de uma imensa galeria. Hoje trouxe somente cartazes pré-eleição alemã de 1933, pretendo trazer em um próximo texto cartazes que irão deste período até o final da Segunda Guerra Mundial.

Para aqueles que ficaram com fome de mais cartazes, recomendo visita a galeria completa. Não esqueça também de recordar nosso artigo Propaganda Americana Pré Segunda Guerra Mundial.

Gostou?! Fique a vontade para comentar.

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

12 comentários:

Casamento Gaby e Tião disse...

Maravilhosa sua pesquisa!!! Amei!!!
Muito interessante o "apelo" publicitário da época!!!

Anônimo disse...

Muito interessante o "apelo" publicitário da época, com uma variação grande de estilos.
Parabéns pelo trabalho, amorzão!!!

Lydia El Charis disse...

Muito bacana a pesquisa. No semestre passado eu fiz um trabalho sobre a estética desta época, inclusive citando o nazismo, dentre outros. É um assunto muito interessante.

Ana disse...

Muito origada me ajudou em um trabalho da escola! Meu professor adorou Parabés

Sebas disse...

Sensacional Ana,

nunca imaginaríamos ganhar um parabéns por essa razão :)

Manda o trabalho para darmos uma espiada!

[]ão

Sebas disse...

Olá Franci,

realmente, se o Hitler tivesse cnalizado sua genialidade na propaganda do bem, deixaria Gandhi com inveja :)

Volte sempre

Suemi-chan disse...

Nossa! Esse artigo vai ser uma boa ajuda para meu trabalho sobre a propaganda de guerra!

Está perfeito!

Parabéns

Anônimo disse...

Sou professora de história e sua pesquisa ajudou demais! Assim os alunos percebem que história não é só passado, e sim presente também. Parabéns! Continue nos brindando com sua produção!

Sebas disse...

Suemi-chan,

manda o trabalho para eu dar uma espiada!

[]'s

Professora "Anônimo",

quando me perguntam porque gosto e falo tanto de história, sempre respondo que é a melhor forma de entendermos como chegamos aqui. Fora as lições que tiramos com os erros e os acertos do passado.

Obrigado pelos elogios, volte sempre!

[]'s

Anônimo disse...

Magnifico trabalho!!! gostei muito, sem nenhuma influencia da versão americana, sinto pelas pessoas que acreditam que o nazismo foi algo maligno, os sionistas e americanos se glorificaram com a versão de guerra deles, e a mentira tem se mostrado com pernas longas, maldita industria do holocaustro. Eu confesso que acreditava nas mentiras ensinadas na escolas, mas graças ao meu amor pela história eu me libertei da farça. Fico muito feliz com isso. Tenho um conhecimento privilegiado hoje. Estudantes amadores,(novatos)em história estão cobertos por lama.. triste

Sebas disse...

A Nat (http://nat-furlan.blogspot.com.br/) deixou um comentário mas infelizmente o iPad não me deixou publicar, e sem querer acabei excluindo:

"Obrigado por postar essa matéria especial sobre o tema, ajudou muito no meu trabalho sobre fascismo/nazismo!

=)"

Volte sempre Nat!

LUIZINHO BATERISTA. disse...

Muito bom mesmo. É difícil alguém expor fatos sobre o Nacional Socialismo sem mentir ou depreciar o que se passou naqueles tempos.
Esse período foi totalmente corrompido pela Indústria do Holocausto.
Parabéns por colocar a verdade para que todos possam aprender.

Postar um comentário