Joe Kittinger: pára-quedismo extremo

Você já saltou de um muro com mais de 2m de altura?! E do telhado da sua casa?! Do segundo andar de um prédio sobre um monte de areia?! (esse foi meu máximo) Fichinha?! E de uma cachoeira?!

kittinger

Se você está rindo disso tudo pois é pára-quedista, com certeza não superou o senhor aqui ao lado. O Cel. Joe Kittinger, ex-piloto da Força Aérea Americana, participou no final dos anos 50 do projeto Excelsior que estudou os efeitos das altas altitudes no corpo humano. Após outros dois saltos, em agosto de 1960, a exatos 102.800 pés (31.300m) ele saltou de um balão de hélio para quebrar pela terceira vez o recorde de altitude em queda livre. Durante 4 minutos e 30 segundos Kittinger caiu acelerando a 9,8m/s2 alcançando a velocidade 988 km/h no momento em que abriu o pára-quedas, outro recorde. Nenhum outro homem atingiu tal velocidade sem um avião.

O video abaixo mostra imagens impressionante deste experimento.



kittinger_jump

Além dos dois recordes já citados, Joe Kittinger estabeleceu recorde de maior altitude alcançada por um balão e a mais longo salto de paraquedas, 13 minutos e 45 segundos. Pra não dizer que foi tudo perfeito ao chegar no solo Kittinger reclamou de um inchaço na sua mão direita causado pelo mal funcionamento do mecanismo de pressurização da sua luva.

Após assistir ao video fiquei interessado em saber mais sobre este fantástico herói. Soube que além de inúmeras condecorações e medalhas de mérito esse cara combateu no Vietnan em inúmeras missões, sofreu uma queda e foi prisioneiro de guerra por quase um ano. Recentemente foi nomeado membro do Hall da fama da Força Aérea, hoje aos 79 anos continua na ativa e é vice-presidente de um circo aéreo. Isso que é gostar de ação!

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

1 comentário:

Diego Spagnuelo disse...

Pessoal do Woww Design, estou passando aqui rapidinho para deixar um link excelente. É um vídeo do YouTube com a propaganda do notebook mais fino do mundo, concebido pela Apple. Dêem uma espiadinha!

http://youtube.com/watch?v=VrE95-JKuh8

Diego.

Postar um comentário