Imagens Clássicas em LEGO

A mais de setenta anos o LEGO existe para dar asas a imaginação de crianças e marmanjos apaixonados pelas peças que se encaixam. Na época que ganhei uma delegacia, parte da série LEGO City, a família de brinquedos era vasta, praticamente impossível de se colecionar. O que dizer da linha atual que além das peças plásticas já invadiu as telas de cinema e computadores. O grande diferencial do LEGO para os demais brinquedo é a possibilidade de, através das peças de um kit, montar algo totalmente diferente. Este kit que ganhei servia para construir uma delegacia equipada com heliporto e carro patrulha. O que gostava de montar na verdade era uma nave espacial estilo Spaceballs ou outros modelos de viaturas policiais.

O fotógrafo Mike Balakov, apaixonado pelo brinquedo, resume seu trabalho em uma frase extraída do perfil de seu Flikr : "I take quite a lot of Lego pictures." Das incríveis séries de imagens disponíveis em seu portfólio, Classics in LEGO recria momentos históricos registrados em fotos com bonecos e peças do clássico brinquedo. Abaixo selecionei algumas das cenas que conhecia originalmente para ilustrar um pouco deste trabalho:

"A Ascensão da Bandeira em Iwo Jima" é tema de filme premiado de Clint Eastwood e uma das imagens mais publicadas da história, feita por Joe Rosenthal em 1945. Entenda como foi feita a montagem na sua preparação.

flag
Talvez a foto mais famosa de Alfred Eisenstaedt, tirada no dia em que foi declarada a vitória sobre o Japão na Segunda Guerra Mundial,  em agosto de 1945. Até hoje não se tem certeza da identidade do marinheiro ou da enfermeira, protagonistas da cena real. Na montagem temos um piloto lego e uma enfermeira lego.
VJ Day
As imagens feitas por Eddie Adams em fevereiro de 68, do General Nguyen Ngoc Loan executando o prisioneiro de guerra Nguyen Van Lem durante a ofensiva Tet em Saigon, causam calafrios mostrando a dura e hostil realidade da guerra. Contraste da forte imagem original com os bonecos sorrindo, inclusive o que será executado.
vietnan
A imagem do astronauta Buzz Aldrin é um ícone da chegada do homem à Lua em 1969. Tirada por Neil Armstrong, comandante da missão Apolo 11, é questionada por muitas teorias que apontam o evento como uma fraude. Particularmente, achei fantástico o reflexo do capacete do legonauta.
Aldrin Apollo
"Garota Tenista" foi inicialmente publicada como parte do calendário comemorativo do jubileu de prata da rainha Elizabeth II no trono britânico em 1977. Em 78, a imagem foi distribuída como poster sendo vendidas 2.000.000 de cópias. Tirada por Martin Elliot em setembro de 78, exibe o bumbum de sua então namorada Fiona Butler. Incrível visual do "bumbum lego" na versão de Balakov!
TennisGirl
O mais controverso gol da história do futebol argentino, imagem incontestável do folclore da bola, "La Mano de Dios" foi marcado por Diego Armando Maradona durante vitória por 2x1 contra a seleção inglesa em junho de 1986, quartas de final da Copa do México. Triste lembrança para os britânicos.
maradona
A imagem do estudante enfrentando os tanques T59 do exército chinês durante os protestos na Praça da Paz Celestial, junho de 1989, marcou o século passado. Vários fotógrafos e cinegrafistas flagraram o momento, mas a imagem mais reproduzida, chamada de "O Rebelde Desconhecido", foi feita por Jeff Widener, do sexto andar do Hotel Pequim. Detalhe interessante é que na versão de Balakov o protagonista da cena carrega uma mala na mão direita e na imagem real a mala está na mão esquerda.
tiana
Juro que resisti a vontade de colocar todas as imagens no post, mas deixo a dica para conferir o album completo no Flikr de Mike Balakov. Vale a pena também dar uma passada na galeria onde ele mostra como foram preparadas algumas das imagens.

Fonte: Kox.sk, Dark Hosted Blend, Mike Balakov

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

2 comentários:

Anônimo disse...

Achei muito legal estas imagens sobre o Japao!Precisava de algumas para fazer um trabalho.Tbm achei legal os bonecos.

Sebas disse...

Imagens sobre o Japão, qual delas Anônimo?

[]'s

Postar um comentário