Propaganda Italiana (Fascista) da Segunda Guerra Mundial

Caro leitor, desde o início deste blog a equipe não passou por uma fase tão complicada, atolada de projetos e trabalhos da faculdade como agora. Tentei conciliar todas as atividades e demandas com as atualizações até onde consegui. Depois ficou bastante complicado.

Hoje deixei de lado uma pilha de coisas importantes, para colocar no ar mais uma pesquisa que fiz de materiais de publicidade do período da Segunda Guerra Mundial. Desta vez encontrei um site italiano de colecionadores de cartões postais históricos, o eSpol.com. Por sorte caí diretamente na seção de cartões do período Facista na Itália. O arquivo deles é tão vasto que dificilmente encontraria este material específico da Segunda Guerra Mundial.

Apesar de não ser um adorador de cartões postais, você sabe que minha sina são cartazes, as peças são excelentes do ponto de vista estético e histórico. As mensagens escritas nos seus versos são relíquias que resgatam detalhes daquele período.

Como sempre a lista de peças disponíveis na galeria original é grande, mas fiz uma seleção daquelas que mais me atraíram a atenção e as organizei da melhor forma para descrevê-las.

Mensagens à População

tpg53a tpg91a tpg92a

Neste grupo de cartões, mensagens como a do primeiro, "Por uma Itália maior", é exemplo típico dos slogans fascistas da época. Tentava-se amenizar as perdas e sanções impostas pela guerra à população. Com tantas barbaridades ocorrendo, restava acreditar ou sonhar que tudo era para um bem maior. A figura dos soldados plantando a bandeira é de 1942, anterior a clássica foto de Joe Rosenthal, será um plágio?! O cartão do urso sendo destruído pelo soldado italiano lembra o povo de que sem a Marcha sobre Roma, evento que deu aos fascistas o controle do país, não haveria o avanço a Moscou, momento que o fascismo tentava se impor sobre o restante do mundo.

Líderes

tpg65a tpg45a

Transformar o adversário no mal a ser combatido é a estratégia mais recorrente pelos governos dos países envolvidos na Segunda Guerra Mundial. No postal da esquerda Churchill e Roosevelt são os responsáveis pelas mortes dos inocentes. Detalhes interessantes são: o inseparável charuto do líder britânico e a pilha de cadáveres ser formada apenas por crianças. No cartão seguinte, a imagem de Benito Mussolini a direita de um de seus generais está sobre a figura do continete africano, palco de grandes barbaridades durante o Neo-colonialismo da Segunda Guerra. A sigla PNF indica o Partito Nazionale Fascista e OND Opera Nazionale Dopolavoro, algo como a Organização do Descanso Fascista. A mensagem "Depois do Trabalho Forças Armadas" não fica clara neste contexto.

Águia

tpg94a tpg34a tpg47a

Apesar do símbolo do Fascismo Italiano não ser a águia, ela aparecia no nazifascismo. Por representar um animal do topo da cadeia alimentar, predador nato, é vinculada ao ímpeto guerreiro e vencedor. Destaque para a primeira figura, onde a idéia de ataque do pássaro aos paraquedistas é sensacional, lembra muito uma batalha da trilogia O Senhor dos Anéis.

Baionetas

tpg90a tpg52a tpg50a

Estes cartões comemorativos homenageiam divisões e armadas vitoriosas do exército italiano. As baionetas apontadas para o mar indicam a proteção dada pela 7a Armada a costa italiana. A que tem forma de número 1 simboliza as vitórias da 5a Divisão CC NN S. As chamas apontadas pelas três baionetas, indicam o local onde ocorreu o confronto vitorioso da 5a Divisão Alpina.

Orgulho das Tropas

tpg42a tpg43a tpg51a

A propaganda de guerra deve ser eficiente não somente com a população civil, mas também com seus homens de guerra. Do front aos mais altos níveis hierárquicos do exército, suas mensagens devem mantê-los focados no ideal em questão. O postal da esquerda mostra um soldado italiano marchando ao lado de um alemão juntos aos dizeres "Dois povos, uma vitória". Na verdade a vitória mesmo era de um povo, mas Hitler deixou claro aos italianos o preço por não segui-lo. No cartão seguinte, a palavra vitória ao fundo é o suporte da mensagem "Para a Nova Ordem Social...". O último, além do movimento e da expressão dos soldados, no canto inferior direito aparece o "machado de lictor", ícone do partido fascista italiano.

Além destes belos exemplos, a galeria contém muitas outras peças com descrições detalhadas de seus períodos e conteúdos. Outra razão para visitar a coleção completa, é a possibilidade de ler as mensagens originais escritas neles. Não me arrisquei a traduzir seus conteúdos. Meu italiano anda muito enferrujado e suas caligrafias são incrivelmente difíceis de se compreender.

Se você encontrar alguma coisa lá que possa ser acrescentada ao texto, comente!

Não deixe de visitar os posts Propaganda Americana Pré Segunda Guerra Mundial  e Propaganda Alemã (Nazista) Pré Segunda Guerra Mundial.

Fonte: eSpol.com

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

4 comentários:

Anônimo disse...

Mas se for postar sempre posts como este pode demorar.
Otimo post!!! parabens!
abraco

Lydia El Charis disse...

Parabéns pelo post, Sebas! Eu como colega de faculdade sei o quanto anda difícil ter um tempo pra escrever... o assunto é fascinante. É incrível como eles passavam tão bem o recado tanto nos cartazes como nos cartões postais!

Anônimo disse...

Você sempre surpreendendo com seus trabalhos e pesquisas impecáveis!! Sei mais do que ninguém da sua falta de tempo!! Tenho orgulho de você, e muita admiração!!!

Sebas disse...

Henrique,
obrigado pelo elogio! Devo uma passada com tempo no Matedrive.

Tati,
apareça sempre!

Lella,
bellas pallavras :)

[]ão a todos

Postar um comentário