Reforma Ortográfica: guias e materiais para consulta

pera

Nesta semana, em meio a pilhas de trabalho, surgiram algumas dúvidas quanto a possível grafia de palavras após a recente reforma ortográfica na língua portuguesa. Acentos, hifens e tremas são os pivôs das mudanças que agradaram alguns e perturbaram muitos. A imparcialidade em relação a proporção dos não satisfeitos é proposital. Penso que muitas modificações irão dificultar aquilo que nunca foi fácil, mesmo reconhecendo não ser um mestre no assunto, ou algo parecido.

Sem começar criticando especificamente a queda do acento diferencial, por exemplo, exceções não deveriam ser aceitas em uma reforma deste calibre. Após tantos anos de discussões para se chegar a uma língua portuguesa comum entre os povos que a tem como oficial, por que lançar uma reforma com casos especiais?!

Voltando as dúvidas do início do texto, encontrei as respostas para elas em dois materiais muito úteis e gratuitos disponibilizados pelo Estado de São Paulo e pela Editora Melhoramentos. O primeiro chama-se O Guia da Nova Ortografia e tem como pontos fortes a simplicidade e os bons exemplos. O outro chama-se Guia Prático da Nova Ortografia escrito pelo Prof. Douglas Tufano, é mais aprofundado que o primeiro.

O Guia da Nova Ortografia Guia Prático da Nova Ortografia

Além destes dois materiais, para mais informações e opiniões sobre o assunto sugiro uma lida em E 2009 começa com reforma ortográfica da Juliana Sardinha e no Porque eu sou contra a reforma ortográfica 2 do amigo Melo.

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

Postar um comentário