Logotipos e suas estranhas histórias

Como todo bom estudante de design, estou sempre pesquisando e buscando informações pra desenvolver meus trabalhos de faculdade. Na verdade não somente para faculdade, aplico estas pesquisas também em meus projetos profissionais como aqui no Woww. Como diria um sábio professor Colombiano: "Pesquisa é tudo!"

Quando se fala em desenvolvimento de logotipo, o exemplo mais citado como caso de sucesso e associação ao nome é o dito da Nike. Fácil de lembrar, reproduzir e aplicar; Conhecido e copiado pelo mundo todo; Objeto de desejo de consumidores natos mundo a fora. Estranho é que muitos que o citam e o consomem não fazem a menor idéia do que se trata aquela voltinha que trás o memorável slogam "Just do it".

Pensando nos assuntos logos e seus significados, trago aqui algumas pérolas bastante conhecidas, repletas de curiosidades na origem de seus nomes e marcas.

Mitsubishi

A origem deste nome acontece na metade do século XIX quando o japonês Yataro Iwasaki compra a empresa marítima Tsukumo Shokai do Clã Tosa, após o fim do sistema de clãs feudais no Japão.

O nome Mitsubishi, adotado poucos anos após a aquisição da empresa, é formado pelas palavras "mitsu" que significa árvore e "bishi" que quer dizer água castanha ou forma de diamante (losango). O logo foi desenhado através da combinação do emblema da família Iwasaki, que são três diamantes empilhados, e do emblema do Clã Tosa, três folhas em forma de triângulo.


Juro que imaginava os três losangos eram uma espécie de shuriken.

Google

A história da marca mais valiosa do mundo atualmente, iniciou em 1996 quando os formandos em ciências da computação Larry Page e Sergey Brin desenvolveram um sistema de pesquisa chamado BackRub que analisava links de retorno para determinar a relevância de um site. Mais tarde este sistema foi chamado de Google, que era um trocadilho para a palavra Googol.

logo-google
Até aí tudo bem, certo?! A grande sacada esta na origem do tal googol que é o nome dado para 10100, ou seja, o dígito 1 seguito de cem 0. Segundo Edward Kasner, matemático que criou esta teoria em 1938:"O googol não tem qualquer utilidade prática a não ser como explicação da diferença entre um número imenso e o infinito. Na verdade, o googol está tão longe do infinito como o 1"

Cortando o papo matemático, uma sacada muito legal que a Google aplica frequentemente em sua página inicial são brincadeiras feitas com o próprio logo para comemorar datas importantes. Selecionei alguns exemplos da página More Google: Holiday Logos, vale a pena fazer uma visita e conhecer todas as variações.

lego08
50 anos do brinquedo Lego, 28/01/2008

edvard_munch
Aniversário de Edvard Munch, 12/12/2006

dilbert1
Versões do Google por Scott Adans, 20/05/2006

summer2004_opening
Série das Olimpíadas de Atenas 2004

worldcup
Copa do Mundo Japão e Korea, 31/05/2002
Nike

Empresa fundada por Phil Knight nos anos 60, era chamada de Blue Ribbon Sports. O nome Nike e o design do logo foi adotado por volta de 1971, após a designer Carolyn Davidson enviar uma sugestão para eles e esta porposta ser aprovada entre outras 34. O conceito apresentado por Carolyn baseava-se na Deusa grega do triunfo Nike e adotou o formato de sua asa para desenhar o logo.

deusa_nike
Após apresentar sua proposta a Knight, ele encerrou a reunião dizendo não tinha amado mas que daria certo. O tempo passou e o conjunto formado pelo logo e o famoso slogan "Just do it" expressam exatamente a essência da empresa e sua filosofia: alta ambição e desejo pela vitória.

nikelogo
Estas são uma breve seleção de histórias de uma lista extensa. Escrevendo o post me deu a idéia de criar uma série com os mais interessantes que encontrei, prometo que em breve trago mais histórias estranhas de logos famosos.

Fonte:Evolution of Car Logos,The Evolution of Tech Companies’ Logos, Logo Orange

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

2 comentários:

Anônimo disse...

Opa, curti mto teu post sobre branding. Eu estudo comunicação, tento aprender sobre design na raça e com certeza, a história dos logotipos me atrai bastante tb.
Legal e parabénss!!!

Sebas disse...

Renan,
a turma aqui do Woww estuda design!
Estou preparando mais um post desta série e logo estará no ar. História "estranha" de criação de logotipo é o que não falta :)
Se souberes de alguma boa sugestão para relatarmos aqui manda pelo formulário de contato!

[]'s

Postar um comentário