GlobCover: mapa mundi online com altíssima resolução

Entre maio de 2005 e abril de 2006, a Agência Espacial Européia (ESA) iniciou uma coleta de imagens de altíssima definição da superfície terrestre utilizando um espectrômetro instalado no satélite ENVISAT. O resultado foram 30 terabytes de imagens (quer lembrar como se calcula rapidinho?) o equivalente a mais de 20 milhões de livros, muito mais do que você têm armazenado de mp3 e afins em casa.

GlobCoverTudo isto será aplicado no novo sistema de mapas gratuitos com absurda resolução de 300 metros chamado GlobCover. Absurda porque será possível ver a superfície terrestre com muito detalhe, muito mais que o nosso atual queridinho Google Earth. No entanto a utilidade deste serviço não se restringirá a passeios pelo globo de seu micro no trabalho na hora do intervalo. A idéia é aplicar o sistema na identificação de áreas para melhor aproveitamento na agricultura e estudos das mudanças climáticas.

Algumas imagens sensacionais estão disponíveis no site do projeto. Para se ter noção da qualidade delas, a figura abaixo da América do Sul é um link direto para download da mesma em tamanho original com o equivalente a 630Mb. Aconselho você a somente baixar o arquivo se souber o que fazer com uma imagem deste tamanho, pois sua internet poderá ficar congestionada por um bom tempo até completar o processo.


Atenção: esta imagem é um link para um TIF de 630Mb!

A galeria completa de imagens você pode acessar aqui.

Fonte: IDG Now! Sugestão do grande amigo Seelig

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

1 comentário:

Luis disse...

Valeu Seba!

Seelig

Postar um comentário