Crayon Physics Deluxe: brinque com a física

Um jogo pra fazer você esquecer a panela no fogão ligado: essa é a melhor descrição para o game Crayon Physics Deluxe. Não espere encontrar gráficos 3D inéditos, bem desenhados e cheios de frufrus ou uma trilha sonora especialmente composta por uma banda internacional. Personagens que irão ficar na história como Ken e Ryu ou armas espalhadas por um cenário assinado por Oscar Niemeyer tão pouco.

crayon_shot_03
O chocante neste jogo são os gráficos: extremamente simples, formados por uma folha de papel e rabiscos de giz de cera. A música é suave como uma canção de ninar. Os personagens são um círculo e uma estrela que precisam se encontrar para você passar para o próximo nível. A grande sacada mesmo em Crayon Physics Deluxe é a forma que você irá jogá-lo. Assista à este video primeiro, depois continuamos o papo.


É isso mesmo: você desenha as formas que atuarão aplicando forças sobre o círculo e este deverá rodar pelo cenário até encontrar a estrela. Uma das interações mais interessantes que já vi em jogos até hoje. Baixei o release 1 e comecei a brincar um pouco para conhecer o jogo, quando percebi já havia passado mais de uma hora e a vontade de continuar arquitetando planos físicos para fazer o círculo andar só aumentava.

Criado por Petri Purho, estudante sueco de ciências da computação e apaixonado por games, também é dono do blog Kloonigames. Aqui ele disponibiliza jogos desenvolvidos pelas regras do Experimental Gameplay Project que determina que os jogos devem ser programados em no máximo sete dias e por uma única pessoa. Nesta categoria Crayon Physics Deluxe foi considerado o melhor jogo do ano em 2008 no Independent Games Festival uma espécie de Oscar dos games independentes.

crayon_shot_04
Apesar de não rodar em Linux e levar uma surra para desenhar algumas formas, a jogabilidade me empolgou bastante. Até o momento ainda não consegui desenhar aquela escadinha verde que aparece no video, muito menos o carrinho da imagem acima. Pelo que li, nesta versão só é possível desenhar retângulos, barras e círculos o que já garante a diversão.

Para os que ficaram interessados ou babaram com o vídeo segue uma lista de links legais do Crayon Physics Deluxe:
O que acharam?!

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

2 comentários:

Unknown disse...

fascinante é o seu blog.
um vício.
beijo
beto

Sebas disse...

Brandão,
elogios como este são nosso combustível para manter postando com gosto.
Muito obrigado e continue nos visitando!
[]ão

Postar um comentário