Entendendo os engarrafamentos


Trânsito, a maior causa de estresse de 7 em cada 10 habitantes de cidades grandes. É simplesmente transtornante ficar horas sentado no carro após sair do trabalho para chegar em casa ou mesmo o contrário, de casa para o trabalho pela manhã.
44_picsasdasa
Nós aqui em Florianópolis estamos ficando escaldados com esse papo de engarrafamento. No verão o manézinho diz que tem muito turista, termina o verão o mané fala que é a saída das escolas no centro. Se chove o trânsito tá ruim por causa da chuva e se o dia está ensolarado a culpa é do Sol. O mais incrível mesmo são aqueles engarrafamentos bestas em linha reta que simplesmente você para, espera muito e depois segue novamente sem encontrar rastros de uma batida ou algo parecido.
DSC_0045
Enquanto eu resmungo aqui pra vocês a razão do meu estresse diário, a mais de quinze anos os japoneses criaram uma teoria matemática para explicar os engarrafamentos. Essa teoria chama-se Shockwave Jam (mais ou menos engarrafamento por onda de impacto) e explica que uma leve redução da velocidade de apenas um motorista em uma fila de carros pode gerar quilômetros de estresse.

Pra representar essa teoria cientistas montaram um experiência envolvendo 22 carros rodando a exatos 30 km/h uma pista circular de aproximadamente 230 m de circunferência. No início a coisa vai bem com todos circulando sem problemas, mas o fator humano na equação é decisivo no momento em que todos começam a engarrafar, confira o video:



Por razões emocionais o ser humano não consegue manter a velocidade. Quando um motorista reduz o mínimo a velocidade, o outro que esta logo atrás é obrigado a reduzir também, iniciando a chamada onda de impacto que irá obrigar os demais motoristas que estão na fila a reduzirem até pararem. Esta onda de congestionamento se desloca para trás a 20 km/h, mesma velocidade que nos engarrafamentos reais.

O estudo comprovou também que se no lugar do homem estivesse um robô não existiriam engarrafamentos, reforçando a idéia de que a culpa é daquele motorista tolo que deu aquela pisadinha a mais no freio. Quando você estiver no trânsito e aquela fila insana estiver a sua frente, por favor não busine. Além de não tirar aquela montoeira de ferro da sua frente para seguir seu caminho só deixará o cara que está na sua frente mais nervoso podendo causar mais engarrafamentos como este logo abaixo.

495711679_52f8d76d11_o

Se você quer ver mais registro de estresse visite a parte 1 e a parte 2 do artigo World's Worst Intersections & Traffic Jams.

Fonte: New Scientist Tech, Dark Roasted Blend

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

Postar um comentário