Uma lista de fontes mais um brinde para designers

typography6A escolha da família de fonte em um projeto web merece tanta atenção e carinho quanto em um projeto impresso. Os esforços são recompensados ao final com legibilidade garantida e estética convincente.

Durante a montagem de um relatório para um trabalho, precisava saber qual fonte seria a mais comum entre as instaladas nos micros online, com o intuito de garantir o máximo de fidelidade na renderização da página pela web a fora. Encontrei uma pesquisa realizada pelo site Code Style que traz um ranking das fontes mais instaladas nas três principais plataformas da atualidade: Linux, Mac e Windows. Ela mostra, por exemplo, que em 96,76% das máquinas rodando Windows contêm a fonte Arial instalada. Percentual pouco maior das máquinas Mac e Linux também estão com ela instalada, respectivamente 96,42% e 62,24%. Abaixo as top fontes por plataforma:


lista_ranking
Concordo que continuo não sabendo qual é a fonte mais instalada nos micros que acessam a internet, mas encontrei uma excelente pesquisa de fontes e suas disponibilidades, o que irá me ajudar a acertar mais na hora de escolher a fonte certa para um projeto. Resta a mim continuar a pesquisa.

Brinde

Se este papo de fonte mais instalada não te ajudou ou convenceu, sugiro dar uma olhada no artigo 10 Examples of Beautiful CSS Typography and how they did it… e guardá-lo na caixa de inspirações para uma boa hora.

Imagem: Embedding rich web typography

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

Postar um comentário