Mindomo: Ferramenta para criar mapas mentais online

Nesse último semestre, o 2008.1 a nossa turma de Design na UFSC teve uma matéria chamada InfoDesign. Basicamente a idéia é ensinar aos acadêmicos sobre a organização da informação, assim, o conteúdo fica mais acessível e lógico melhorando a experiência do usuário.

CmapTools MindNode

Pois bem, um dos recursos que mais usamos nessa matéria foram os chamados Mapas Mentais. Existem vários meios pra se fazer esses mapas. Conheço gente que faz no Excel por exemplo. Na faculdade nós usávamos uma ferramenta chamada Cmap Tool, software open source muito conhecido mundo a fora mas que sinceramente nunca me agradou muito, primeiro por não ser usual, depois por não existir (agora existe) uma versão para Mac, logo tive que achar um software equivalente na maçã. E encontrei um muito bom chamado MindNode. O problema do MindNode é que ele só existe pra plataforma Apple, assim os mapas feitos por mim, ficavam inacessíveis pro resto da equipe.

Mindomo logo

No fim das contas dei toda essa volta pra apresentar pra vocês uma ferramenta que descobri algumas semanas depois do fim do semestre. O Mindomo é online, com uma interface baseada na do Office 2007, extremamente fácil de usar. Desenvolvido em Flash (Desconfio que com o Flex.) com uma infinita capacidade e customização e com recurso de compartilhar mapas com outros usuários (Sem edição simultânea) e exportar os mapas para PDF, RTF, JPEG, PNG e mais meia dúzia de formatos úteis.

Mindomo home map

Para os que usam com mais intensidade mapas mentais, o Mindomo tem três pacotes pagos a partir de $6,00. Talvez um valor alto para um usuário doméstico mas um preço quase irrelevante pra empresas que fazem uso e sabem a importância dos mapas mentais.

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

Postar um comentário