Batman - The Dark Knight

Poster Internacional - Batman The Dark Knight

Estou aqui há alguns minutos pensando como começar esse post. "Hoje é o grande dia". "O dia que todos esperavam: fãs, nerds ou não, enfim chegou". Não estou sendo entusiasta e falando do meu retorno ao Woww (quanta pretensão minha!), mas como o título já entrega: o ARG - Alternative Reality Game - de Batman - The Dark Knight chegou ao fim com o lançamento do filme no exato dia de hoje.

Esperado há mais de um ano, quando em 18 de março de 2007 teve início o "Jogo de Realidade Alternativa" com o lançamento de um site que convocava atores para o que viria ser o filme do Batman, a ação de marketing que envolve o filme já é considerada como uma das maiores da história do cinema. Existem muitas outras por trás de, por exemplo, Lost, Matrix, A Bruxa de Blair, Cloverfiled entre outros, mas a maneira como a ação desenvolvida pela 42 Enterainment para Batman intrigou e arrastou multidões por todo o mundo atrás das pistas do Coringa e ainda por cima distribuindo presentinhos, incluindo São Paulo, é unânime.

Como uma modesta fã que colecionava brinquedos (ah! meu iôiô do Batman), comprava uma revistinha aqui e ali, sentava em frente à TV durante horas para ver desenhos incluindo Liga da Justiça e os Super Amigos, desde minha infância a história do homem morcego preenchia minha imaginação. Mesmo que contada de várias formas e adequando a personalidade do personagem a cada trama que o envolvia.

Durante toda a trajetória do super-herói e, nesse filme, a nona edição contando um capítulo da história, isso não é diferente. Cada diretor dava seus toques pessoais ao personagem, aos vilões, à própria trama e o clima que a envolvia. O único ponto em que Batman dirigido por Tim Burton (confesso que é meu preferido) e Batman por Christopher Nolan convergem, por exemplo, é o fato de serem únicos em toda a história do personagem, cada um em sua época, com atmosferas diferentes, abrangendo assuntos e mentalidades distintas. Um é referência para o outro, mas sempre sem perder a própria identidade. Quer exemplo maior do que os dois trailers, um de 1989 e o outro de 2008, colocados lado a lado como mostra o vídeo a seguir?

O ARG de Batman tirou a atenção do que seria o personagem principal. O Coringa atuou de tal forma que o morcego praticamente virou coadjuvante (e as más línguas dizem que o mesmo fato se aplica ao filme). Outras más línguas dizem que a morte de Heath Ledger faz parte do viral, mas isso dispensa comentários (põe "má" nessa língua!).

Heath Ledger as Joker

No final, o Coringa deixou sua marca em TODOS os sites desenvolvidos para o viral e em boa parte dos cartazes. Quando surgia algo novo poderia apostar que pouco tempo depois iria ter dedo desse vilão insano!

Interface site com Coringa Interface Coringada

Poster Batman Coringado

A trama toda é desenrolada em volta do personagem. Além disso ele é a principal atração do trailer. Heath Ledger se tornou páreo duro para Jack Nicholson.

Batman and Joker 1989

Batman and Joker

A morte do ator foi outro fato que preocupou espectadores e principalmente os fãs mais ardentes que estavam acompanhando o auge do ARG. Para isso procurou-se uma alternativa que só veio a contribuir com o andamento do Jogo: o surgimento de Harvey Dent, interpretado por Aaron Eckhart de Obrigado por Fumar. Dent dá vida a um promotor público de Gotham City e que também será o vilão Duas Caras.

Joker, Batman, Dent

Ledger já é dito como indicado ao Oscar por sua atuação. Christian Bale é destaque entre outros atores que já fizeram Batman. Michael Kane inigualável como o mordomo Alfred. Quer mais motivos para ver o filme? Assista ao último trailer e me diga se a composição musical não dá 3 tipos de arrepio!

Como você percebeu, esse post não conta toda a trajetória do ARG do filme. Melhor que pesquisar sobre essa ação de marketing no Brainstorm#9 ou no Judão, só mesmo o site Why so serious? que agora virou o acervo que toda a campanha viral e ganhou até uma versão -simplória- para o português.

Why so Serious 2 Why so Serious

Ficha técnica:
Título original: The Dark Knight
Gênero: Aventura
Tempo de duração: 152min
Ano de Lançamento: 2008
Site Oficial: http://thedarkknight.warnerbros.com/
Estúdio: Warner Bros. Pictures / Legendary Pictures / DC Comics / Syncopy
Distribuição: Warner Bros
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Jonathan Nolan e Christopher Nolan, baseado em estória de Christopher Nolan e David S. Goyer e nos personagens criados por Bob Kane
Produção: Christopher Nolan, Charles Roven e Emma Thomas
Produção: Música: James Newton Howard e Hans ZimmerFotografia: Wally Pfister
Desenho de Produção: Nathan Crowley
Direção de Arte: Mark Bartholomew, James Hambidge, Kevin Kavanaugh, Simon Lamont, Naaman Marshall e Steven Lawrence
Figurino: Lindy Hemming
Edição: Lee Smith
Efeitos Especiais: Double Negative / BUF / Gentle Giant Studos / New Deal Studios

Elenco:
Christian Bale: Bruce Wayne / Batman
Michael Kane: Alfred Pennyworth
Heath Ledger: Coringa
Gary Oldman: Tenente James Gordon
Aaron Eckhart: Harvey Dent / Duas-Caras
Maggie Gyllenhall: Rachel Dawes
Morgan Freeman: Lucius Fox
Cillian Murphy: Dr. Jonathan Crane / Espantalho
Anthony Michael Hall: Mike Engel
Monique Curnen: Detetive Ramirez
Nestor Carbonell: Prefeito
Joshua Harto: Reese
Colin McFarlane: Comissário Gillian B. Loeb
Melinda McCraw: Barbara Gordon
Nathan Gamble: James Gordon Jr.
Michael Jai White: Jogador

Eu não poderia receber um tema melhor para marcar meu retorno ao Woww.

Fonte: Brainstorm#9, Judão e muitos outros!

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

Postar um comentário