Mascotes Olímpicos de Pequim

pequim2008
Em 11 de novembro de 2005, quando faltavam exatos 1000 dias para o início dos jogos, as 5 mascotes de Pequim 2008 foram apresentadas ao público. Baseadas nos "Fuwa", crianças de boa sorte, em mandarim, as três mascotes masculinas e as duas femininas carregam consigo, as cores dos anéis olímpicos. Essas cores, além de representarem os cinco continentes, identificam os cinco elementos tradicionais chineses: o metal, a madeira, a água, o fogo e a terra.

Pequim_boas-vindas

A escolha dos seus nomes foi baseada em repetições das sílabas da frase "Beiji-ng hua-nyíng ni" que significa em nossa língua "Pequim lhes dá as boas-vindas". Os nomes são Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying, Nini e abaixo veremos detalhes sobre cada uma:

beibei

Apesar da cor azul, Beibei é uma "menina"! Simbolizando o peixe, que na cultura chinesa traduz a prosperidade, seu ideograma é bastante semelhante ao da abundância. Foi inspirada em imagens decorativas do ano novo chinês, e representa os esportes aquáticos. Seu ideal é a  prosperidade.

Jingjing

A mascote preta, Jingjing, é do sexo masculino e simboliza o urso panda, ícone chinês ameaçado de extinção. Retratando a coexistência entre a humanidade e a natureza, foi inspirada no panda gigante, da Dinastia Sung. Representa o halterofilismo, judô e demais modalliades deste gênero. Felicidade é o seu ideal.

Huanhuan

Huanhuan é a mascote vermelha, e foi inspirada nas Cavernas dos Mil Budas, consideradas patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1987. Também do sexo masculino, representa o lema olímpico "Citius, Altius, Fortius" (Mais rápido, mais alto, mais forte), e todos os esportes com bola. Ideal: paixão.

Yingying

De cor amarela, Yingying é a última mascote masculina e simboliza o antílope-tibetano, outra espécie ameaçada de extinção. Inspirada nos costumes do Tibete e Xinjiang (regiões autônomas do oeste da China), representa o atletismo, e tem como ideal a saúde.

nini

Por fim, Nini, a mascote verde feminina foi inspirada em andorinhas e pipas chinesas, caracterizada pelo chapéu de pipa em formato de andorinha. Consideradas mensageiras de primavera, as andorinhas trazem um presságio de boa sorte, o ideal da mascote. Ginástica é a modalidade representada por ela.

Repletas de simbolismos e significados, estas mascotes são uma enciclopédia da cultura chinesa. Suas crenças, mitos e tradições são traduzidas em cada detalhe, com a leveza característica desta cultura milenar. As associações de significados da cultura ocidental com a do país sede dá a impressão que a China é o berço dos Jogos Olímpicos. Uma pena elas não estarem recebendo o destaque merecido nas sinalizações todos estádios e transmissões da TV por exemplo. Não tenho dúvida que o espetáculo seria ainda maior se a presença delas fosse maior.

mascotes_ano_novo mascotes_pelucia

wallpaper_mascotes_pequim_2008

Fontes: Mundo das Noticias, Quadro de Medalhas

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

2 comentários:

Casamento Gaby e Tião disse...

Arrasou de novo!! Este é meu marido!! :) Toh adorando fazer parte (mesmo q pouquinho), de seus trabalhos, sempre impecáveis! Te amo!

Anônimo disse...

d++++++++++

Postar um comentário