Ninho de Pássaro: o Estádio Nacional de Pequim

Orçado inicialmente em U$ 423 milhões de dólares, o Estádio Nacional de Pequim, com seus 258 mil m2, ao final de sua construção custou U$ 500 milhões. Com 4 meses de atraso, a obra levou 3 anos e meio para ser concluída, e foi inaugurada em 18 de abril de 2008, com uma prova de marcha atlética vencida pelo atleta australiano Jared Tallent. A estrutura de placas de metal intercaladas que o envolvem, lhe dá o aspecto de um ninho, o que justifica o apelido "Ninho de Pássaro".

oly9
oly6
oly11
nest_day
nest_cube_2
nest_cube

A seleção do projeto foi realizada através de um concurso organizado pela prefeitura de Pequim e o Comitê Olímpico Chinês. A proposta desenvolvida pelo escritório suíço Herzog & De Meuron em conjunto com os britânicos da Arup Sport (responsável pela construção do estádio Allianz Arena, em Munique) mais o grupo chinês China Architeture Design & Research Group venceu o concurso. Sua definição, segundo a organização do concurso, é "a perfeita combinação de simplicidade e elegância". Acrescentaria a esta definição as palavras "de cair o queixo". Dispondo de 91 mil lugares, sendo 11 mil deles móveis, é um dos mais modernos do planeta.
nest_loby
nest_inside_2
nest_bowl
nest_night_2

Palco da inesquecível cerimônia de abertura, a principal sede dos jogos também acomodará as provas de atletismo e a final do futebol. A primeira medalha de ouro entregue no Ninho de Pássaro, foi conquistada pelo polonês Tomasz Majewski, na prova de arremesso de peso. Outra medalha importante entregue no estádio foi na prova dos 100m rasos, ao velocista jamaicano Usain Bolt, que além de comemorar antes da linha de chegada, bateu o recorde mundial da modalidade.
tomaszbolt
A maior expectativa brasileira para o Estádio Nacional é a tão sonhada medalha de ouro no futebol masculino. Hoje a seleção superou Camarões, e logo enfrentará a Argentina, sedenta por revanche por todos os títulos perdidos nos último anos. Se passarmos pelos hermanos, Nigéria ou Bélgica serão os adversários.

Resultados futebolísticos à parte, a Wieden + Kennedy Amsterdam criou um comercial para a Coca-Cola mostrando a construção de um "Ninho de Pássaro" bastante divertido, com canudos de plástico. Confira abaixo:


Algumas polêmicas marcaram a recente história deste estádio. Uma delas é a notícia de que 10 operários morreram durante sua construção, reacendendo a polêmica acerca das más condições de trabalho na China. Isso não é novidade, porém o governo contestou esta informação, afirmando que foram somente duas mortes, uma pessoa gravemente ferida e outras três com ferimentos leves.

Os outros fatos giram em torno da cerimônia de abertura. Deslizes como: efeitos de computador utilizados nos fogos de artifício, a cantora de 9 anos que utilizou playback e a incrível Tela Azul da Morte, que quase estragou a festa no momento em que a Chama Olímpica seria acesa.
bsod_nest_main2

Apesar destes fatos à "brasileira", a cerimônia foi incrível! Convido você a dar uma boa olhada no álbum 2008 Olympics Opening Ceremony para rever alguns detalhes mágicos deste show. Por fim, um slide com mais imagens do espetáculo ocorrido no "Ninho de Pássaro":
oly4
oly18


Fontes: Boston.com, UOL Olimpíadas, Beijing 2008

Mais uma participação especial da super Lella

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

7 comentários:

Anônimo disse...

parabéns, o blog está muito bacana! a Lari precisava pesquisar curiosidades sobre as olimpíadas e vai levar a pagina de vocês falando sobre o Ninho de Pássaro para o colégio hoje, bem como vai indicar o blog para os coleguinhas virem estudar, pesquisar e se informar!!! beijocas e parabéns! Claudia

Unknown disse...

Adorei este blog....simplesmente maravilhoso, não tinha visto ainda imagens tão lindas, inclusive da parte interna....mas me tira de uma dúvida...a voz que canta é da chinesinha de 7 anos? será? parece de adulta..voz maravilhosa.... bjos e obrigada

Id disse...

Oi Claudia!
Poxa, tu não sabe como nós ficamos felizes por saber que os posts aqui do Woww ajudaram a Lari (Sua filha!?).

Quando pesquisamos algo pra colocar aqui, é justamente com esse pensamento. Ser útil pra os leitores.

Obrigado pelos elogias e pela divulgação. Apareça sempre!
Abraçco!

Id disse...

Raquel, o Sebas fez uma seleção de imagens realmente caprichada.

Quanto a chinesa, é triste mas realmente era playback, já admitiram isso. Mas, ainda assim a abertura foi absurdamente linda!

Anônimo disse...

Raquel, era playback sim, mas de uma outra menina, e não adulta!! Beijoss!!

Anônimo disse...

Gostaria de saber se alguém tem dados da execução da obra, do prejeto em si. Materiais ulilizados...

Obrigado!

ivansouza82@live.com

O blog é muito bacana

Sebas disse...

Ivan,
por aqui não tenho nenhuma informação dessas guardada, boa sorte na busca.
Obrigado pelo elogio!
[]'s

Postar um comentário