Pequim 2008: Centro Aquático Nacional, o Cubo d’Água

UPDATE: O jornal The New York Times publicou em seu site uma incrível imagem panorâmica com a vista da plataforma de salto do Centro Aquático Nacional. A narração da imagem é do saltador americano Thomas Finchum. Vale a pena conferir!



Com o fim da primeira semana de tantas competições nas olimpíadas de Pequim, sem dúvida o local que mais ganhou destaque foi o Centro Aquático Nacional, popularmente conhecido por Cubo d’Água. Com capacidade para 17 mil espectadores três piscinas e uma estrutura de captação de água da chuva, o edifício localizado no Olympic Green, logo ao lado do Ninho de Pássaro teve sua construção iniciada em Dezembro de 2003 e um custo total de US$ 143 milhões, dos quais US$ 25 milhões são provenientes de uma doação do bilionário Henry Fok de Hong Kong.
Water Cube
Water Cube
O projeto do escritório de arquitetura australiano PTW Architects é baseado em uma estrutura molecular chamada Weaire-Phelan e concebido com um plástico super resistente, o ETFE (etileno tetrafluoretileno). O uso desse material é na verdade o grande trunfo da construção.
Water Cube structure
Water Cube structure
Altamente transparente o ETFE possibilita a passagem de cerca de 30% a mais de luz natural, além de reduzir os custos da obra. Não bastasse isso, somar o ETFE a um sistema de iluminação de LEDs transforma o Cubo D'Água em um perfeito edifico saído das telas de Blade Runner.
Water Cube
Water Cube
Se a Allianz Arena, na Alemanha, muda de cor para jogos do Bayern Munique (vermelho), TSV 1860 Munich (azul) e seleção Alemã de futebol (branco) o Centro Aquático Nacional de Pequim se torna um painel eletronico gigante, em um show de cores, luzes e formas durante a noite.
Water Cube
Já não fosse suficiente tanta tecnologia para colocar essa construção na história, durante essa semana que se passou, o americano Michael Phelps faz história nas piscina do complexo, ganhando nada mais, nada menos do que 8 medalhas de outro em uma mesma edição dos jogos, passando a ser o atleta que mais ganhou medalhas em uma só edição, e em toda a história dos jogos.
Guo Jingjing

O Cubo d’Água também deixará boas lembranças para nós Brasileiros com a conquista do primeiro (Espero que o primeiro de vários) ouro do nosso país nas olimpíadas nos 50m nado livre com César Cielo.
Fontes: Revista Semana, Globo Esporte, Abril.com, Architecture.About.com, e Beijing 2008.

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

Postar um comentário