Pérolas dos Distintivos de Futebol

Apesar de nunca ter sido um grande boleiro, já fui aficionado por futebol. Não perdia uma rodada na TV, assistia a todas as mesa redonda, escutava comentaristas das rádios locais, etc. Hoje estou um pouco distante dos campos e das transmissões, mas de vez em quando vou ao Majestoso pra matar as saudades. Como todo brasileiro, corre em minhas veias um pouco da paixão por este esporte magnífico.

Há alguns dias, passeando no blog do Morandini, conheci um site sensacional para os apaixonados pelo futebol, o Distintivos.com.br. Lá é disponibilizada uma incrível coleção com mais de 25.000 distintivos de times de futebol e seleções de todos cantos do mundo. Tudo muito bem organizado, em ordem alfabética e separado pelas categorias nacional, internacional e confederações.

Logo que entrei, já pesquisei pelo distintivo do Criciúma (time do coração), Brasil, Argentina (campeã olímpica) e mais algumas equipes que provavelmente seriam encontrados em seus respectivos sites oficiais.

Foi aí que resolvi convidar o Renato, boleiro nato e autor do blog vizinho Folclore da Bola, para fazer uma pesquisa naquele site, em busca de times incomuns com distintivos que chamam a atenção. Uma premissa sugerida é a existência de algum fato interessante envolvendo o time dono do distintivo. O resultado foi uma lista muito divertida contendo alguns times que eu mal sabia da existência e seus fantásticos distintivos. Confira:

Times Nacionais

perilima_pb

O time que está entre os piores do Brasil, em 2007 ganhou destaque por um gol marcado por um atleta distinto na equipe. Primeiro por ser o dono do clube, segundo por estar atuando aos 58 anos de idade e o mais incrível é fato daquele ser o primeiro gol de sua carreira.
ibis_pe

Apesar do time ser "carinhosamente" conhecido como O Pior Time do Mundo, seu distintivo é bastante elegante. Um dirigente do clube, admirador de histórias do Egito antigo, adotou a ave negra como símbolo por ela ser considerada sagrada por aquele povo.
uniao_ibirama_sc

O último colocado do Campeonato Catarinense de 1953, como disse o Renato, tem um "distintivo ótimo para estampar maiô feminino". Chamo a atenção para os anéis olímpicos cuidadosamente aplicados sobre as barras verticais na parte inferior do desenho. Legibilidade em alta!
portuguesa_sp

Apesar de não ser original, pois outras 6 Portuguesas no Brasil usam formato semelhante, o símbolo da Portuguesa paulista se destaca das demais por não adotar nenhuma sigla do tipo PEC ou PFC. Outro ponto alto deste exemplo é o desenho heráldico, característico dos escudos do Império português.
Criciuma_SC

Além de ser meu time do coração, a razão de ter colocado o símbolo do Tigre aqui tem relação com minha área. Em 1995 o clube teve um uniforme desenhado pelo designer Hans Donner com direito a festa de lançamento e Globeleza. Nesta ocasião, além do autor se declarar torcedor do tricolor, presenteou meu pai com uma camisa autografada com os dizeres: "Ao Amigo Miraglia: Hans Donner." Relíquia!!!

Times Internacionais
Grasshopper_sui

O time dos gafanhotos de Zurique foi a primeira equipe estrangeira a jogar no estádio da Ressacada. O jogo do campeão suiço contra o Avaí, em 1999, terminou com em pate de 1x1. A estilo desse GCZ está mais para logo de construtora do que distintivo de time de futebol.
lagartos_tabasco_mex

O Renato foi bastante pontual ao descrever este distintivo: "Escudo pouco associado a futebol". Diria que é uma mistura de marca de pimenta mexicana com um redesign do jacaré da Lacoste.
rbn_lg

O time possui outras duas filiais, uma austríaca e outra brasileira, que disputa a segunda divisão do campeonato paulista. Uma das melhores definições para "clube-empresa" que conheço.
100px-Japan_national_team

Por ser de uma camisa de futebol, ainda mais japonesa, essa foi uma das maiores supresas na pesquisa. O formato de escudo (clássico dos times e seleções), as cores quentes e a fonte adotada na sigla ostentam o espírito de seriedade e respeito. A ave de três pés segurando a bola de futebol chama-se Yatagarasu, pássaro da deusa sol Amaterasu.
Sydney_FC_aus

O destaque do distintivo do clube australiano, fundado em 2004, são as três conchas que remetem ao Sydney Opera House, símbolo que representa internacionalmente a cidade. Quem pensou que a estrela de sete pontas abaixo da bola de futebol marcaria alguma conquista do jovem clube, errou! Ela representa a Federação Australiana de Futebol.

Uma fato que chamou a atenção em meio a tantos desitintivos, é a quantidade de times brasileiros chamados América Futebol Clube. Além da falta de criatividade para a escolha do nome, o autor do escudo destes times deve ser o mesmo:

America_de_Alfenas_MG america_de_barbacena_mg America_de_Joao_Pessoa_PB.gif
America_de_Morrinhos_GO america_rj bra_ac_america
america_de_natal_rn america_am america_antonio_carlos_mg america_de_barra_do_pirai_rj

As indicações do Renato foram perfeitas, somente pérolas do futebol. Menção de destaque para o distintivo da seleção japonesa. A equipe responsável pelo seu desenho poderia adotar uns cinco Américas para redesenhar seus símbolos.

Provavelmente alguma coisa legal não foi lembrada aqui. Se você conhece algum distintivo que mereça estar nesta lista, conta pra nós no comentário!

Todos os agradecimentos ao autor do Folclore da Bola!

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

6 comentários:

Anônimo disse...

hahahaha... excelente post!!!
Parabens pessoal!

Grande abraço
Daniel

Anônimo disse...

Os detalhes acrescentados e destaques apresentados enriqueceram o post! Excelente!

Um abraço:

Morandini

Sebas disse...

Daniel e Morandini,

muito obrigado pelas críticas, voltem sempre! :)

Apareçam no Folclore da Bola, lá tem muitas histórias legais do mundo futebolístico!

[]'s

William disse...

Ótimo post! Isso me lembrou quando eu fui convidado para desenhar o distintivo de um time de futebol. Foi complicado... Eu tentava propor algo um pouco diferenciado, ele já chiavam: tem que ser o escudo tradicional! =)

Sebas disse...

Realmente Daniel,
criar um escudo para um time de futebol não é tarefa comum. Além de conhecer muito bem a história, é preciso ter uma boa bagagem futebolística para entrar no espírito.

O lance é não cair no ócio criativo dos responsáveis pelos escudos dos Américas :)

[]'s

Antonio Pinheiro Neto disse...

Faltou o américa de Belo Horizonte, único deca campeão no mundo, cujas cores da camisa são o verde o branco e o preto, a mais linda do Brasil, e o escudo não é essa bolinha como dos outros Américas. Visite
http://www.americamineiro.com.br/

Postar um comentário