Blue Eye Table: uma mesa dos sonhos

Quando assisti a este video, lembrei na hora de uma frase postada pela Grasi uns dias atrás.

A belezinha do video abaixo chama-se Blue Eye Interactive Table, uma mesa digitalizadora inteligente que copia imagens e objetos colocados sobre ela e os projeta em uma tela posicionada sob sua superfície transparente.




Quando um objeto é posto sobre a mesa, a câmera digital posicionada sobre ela captura a imagem, um software recorta o seu contorno por distinção da cor do plano de fundo e em seguida a figura é projetada na tela que esta embaixo do vidro que a cobre. Imagens digitalizadas podem ser inseridas também se colocadas em uma pasta específica do computador conectado a ela.

Para manipular as imagens é necessário que o usuário utilize peças de plástico que tornam possível a interpretação pelo computados dos movimentos capturados por uma câmera infravermelho também posicionada sobre a mesa.

O projeto original, lançado em 2006, é de uma equipe de especialistas em interação visual da Universidade de Eindhoven na Holanda. Alguns projetos similares são a mesa digitalizadora Microsoft TouchLight que permite ao usuário manipular imagens em três dimensões com suas mãos e a mesa interativa de bar iBar que permite manipulação de luzes para formação de texturas.

Aos designers paranóicos sugiro que não fiquem desesperados, os micreiros não irão tomar suas profissões que este equipamento! A idéia do projeto Blue Eye Table é facilitar os brain stormings de vocês com uma ferramenta interativa :)

Se você quiser conhecer mais projetos similares visite esta lista com mais de setenta projetos de mesas interativas.

Fontes: Ministry of Tech, News Scientist Tech

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

Postar um comentário