John Alvin

Você conhece John Alvin?! Se não faz idéia de quem ele seja certamente já viu o trabalho dele por aí, a menos que não seja deste planeta, ou tenha menos de 15 anos, ou não goste de cinema mesmo.

Mr John Henry Alvin desde de pequeno adorava cinema e seu hoby predileto era redesenhar cenas dos seus filmes favoritos. Nos anos 60, enquanto cursava design no Art Center College em Los Angeles, foi convidado por Mel Brooks para criar o poster do seu mais recente projeto na época Banzé no Oeste (Blazing Saddles). O conceito deste trabalho foi bastante peculiar pois ele criou uma capa de filme sério para uma comédia, usando pequenos detalhes cômicos do enredo, como uma piada sugerida pela sua esposa.

O surpreendente trabalho resultou em uma parceria que mais tarde rendeu outros grandes projetos para John Alvin como a sua mais famosa ilustração, feita para o filme ET: O Extraterrestre de Steven Spielberg. A idéia para este poster veio do próprio Spielberg, que sugeriu usar a pintura "A Criação de Adão" de Michelangelo como referência para o toque de dedos entre Elliot, personagem do filme, e o ET. Um detalhe interessante foi o uso do dedo de sua filha como modelo para o dedo humano da ilustração.

Infelizmente, no dia 11 do mês passado, John Alvin sofreu um ataque fulminante que o levou a morte. Em 35 anos de carreira ele criou imagens para cerca de 135 filmes. Além de Mel Brooks e Steven Spielberg, trabalhou também para Riddley Scott e Jorge Lucas (entre outros). Sua grande obra ficará para nós como um tesouro valioso de uma época. Abaixo uma pequena seleção dos filmes que assisti com ilustração assinada por Alvin.

blazingsaddles

et

bladerunner

alien

thegoldenchild

spaceballs

batman

cobra

cocoon

Aqui e aqui você pode encontrar mais ilustrações feitas por John Alvin para filmes. Aproveite!

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

Postar um comentário