Como escolher a fonte certa

Semana Tipográfica - Selo Horizontal
A semana tipográfica não teria sentido se ao menos não tentássemos responder a esta questão. Depois que postei aquela sopa de letrinhas quarta-feira, pensei em escrever algo que pudesse ajudar a por em prática aqueles conhecimentos anatômicos das fontes na hora de decidir qual tipo selecionar. Foi então que lembrei de um artigo antigo que havia guardado em meus favoritos com dicas de como selecionar uma fonte pelos seus detalhes gráficos.

O artigo 15 tips to choose a good text type cita e exemplifica cuidados que devem ser tomados ao escolher uma fonte. Os exemplos são bastante coerentes e fáceis de enxergar. Tentei recriar as belas comparações feitas pelo autor do post, o designer chileno Juan Pablo de Gregorio, mas acabei ficando com os mesmos do texto original.

Das 15 dicas deste artigo selecionei 11 que considerei infalíveis para escolha da fonte certa (utilize o artigo Anatomia das Fontes para tirar possíveis dúvidas):
  • O Peso de uma fonte é medido pela relação entre as letras de um texto e a luz(brilho) da página em que ele está disposto. Ao usar a versão light de uma fonte em um texto longo e denso, sua leitura pode se tornar cansativa. Veja a diferença entre o primeiro e o segundo "h" da figura abaixo. Um texto que utiliza uma fonte de peso igual ao do segundo "h" certamente será menos entediante do que um escrito com uma de peso similar ao do primeiro exemplo.
peso
  • O Contraste de uma fonte trata das diferenças entre os traços verticais e horizontais, ou entre as partes pequenas e finas de uma letra. Bodoni é um bom exemplo de fonte com alto contraste. Quando tentamos ler a fotocópia da fotocópia de um texto que a utiliza, provavelmente sua legibilidade será prejudicada aparecendo apenas traços verticais. Boa alternativa para materiais onde cópias não são autorizadas. Perceba abaixo como as hastes do primeiro "n" são muito largas em comparação com a sua abertura externa.
contraste
  • O eixo em que a fonte foi desenhada pode afetar sua leitura. Traços verticais prevalecem em um texto escrito, se o eixo da fonte for diagonal o olho terá problemas em seguir a linha do texto. Fontes com mais de um eixo fazem com que a linha do texto pareça estar dançando no papel dificultando a leitura. Fontes com eixo ortogonal não dançam.
eixo
  • A área entre a linha base e a altura-x da fonte contém a maior parte da informação legível. É uma área bastante importante no momento da leitura. Fontes com ascendentes menores possuem uma altura-x maior tendo assim melhor legibilidade, como a Times New Roman no segundo exemplo. O primeiro é a Mr Eaves de ascendente "avantajado".
altura-x
  • Ao utilizar uma fonte com tamanho grande, por exemplo em um cartaz, tudo é ampliado. Os pequenos detalhes das fontes tornam-se evidentes, bem como as falhas. Antes de imprimir 1.500 cópias daquele cartaz é importante avaliar o resultado das ampliações em uma prova. Veja como o primeiro "S" parece ter sido moldado com um facão e o segundo com um laser preciso. Em tamanho menor ambos seriam idênticos e sem problemas. No tamanho abaixo, o primeiro arruinaria seu trabalho.
defeitos
  • Um bloco de texto a uma certa distância se parece com uma textura. Esta textura deve ser uniforme sem letras menores ou pontos que atraiam a atenção. Um teste como este pode revelar problemas de legibilidade imperceptíveis a primeira vista mas que distraem o leitor tornando a leitura cansativa.
textura
  • Em várias fontes, suas aberturas são tão curtas a ponto de causar confusão entre "o" e o "c". O terceiro "c" é um caso crítico de ângulo de abertura fechado. Em alguns casos vale a pena investir em outra fonte.
abertura
  • Um desenho mais acurado da abertura externa de uma fonte resulta numa melhor compreensão do texto. Por exemplo a letra "m" e as letras "rn" (até mesmo neste texto) podem ser confundidas. No meu caso, usuário de óculos a algum tempo, sinto dificuldade em alguns livros que abusam na redução do tamanho de fontes com esta característica.
m-rn
  • Selecionar uma fonte no meio daquele balaio, cheio e desorganizado que você tem no seu computador não é tarefa fácil. O que irrita mesmo é, após encontrar a fonte perfeita, perceber que ela não possui acentos ou algum outro caractere que você quer utilizar. Antes de chegar ao final de um projeto e perceber isso, é importante fazer um teste com todos os caracteres da fonte. Acentuação é artigo de luxo em fontes free.
fonte-incompleta
  • Se você partir para o uso de uma família completa, verifique se ela está completa mesmo e se suas variações, como itálico, não possui problemas de legibilidade. Algumas famílias podem esconder problemas que as vezes aparecem na pior hora.
família
  • Use sempre fontes com espaçamento e métrica corretos. Se você começar a utilizar uma fonte e perceber que o kerning dela está literalmente "bixado" não insista. O trabalho para tentar fazê-la funcionar direito é imenso, desista logo e procure outra fonte.
kerning
Confesso que não é tarefa fácil domar todos estes detalhes na hora de decidir qual das fontes utilizar. Tenho certeza que se você nunca tinha prestado a atenção nestas observações agora vai olhar para o um "c", "r","n" e "s" com olhos mais técnico.

Agora espero alguma sugestão sua: qual cuidado você toma na hora de definir a fonte de um projeto?!

Créditos ao excelente artigo 15 tips to choose a good text type.

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom..

Anônimo disse...

muito bom artigo... parabéns

Fabio Franco disse...

Gostei muito!

Postar um comentário