Sites para baixar fontes e deixar sua coleção mais variada

Semana Tipográfica - Selo Horizontal

Dando continuidade ao projeto "Semana Tipográfica", cá estou eu para fazer nada muito diferente do que normalmente já venho fazendo desde o início desse blog. Trazer-lhes dicas de sites pra facilitar sua vida.

Como o Sebas já falou ontem, hoje a deixa é sobre sites para você baixar fontes e entupir seu HD deixar sua coleção bem grande e variada para, sempre que precisar, ter uma alternativa na manga.

Bom, antes de começar a listar os sites quero lembrar-lhes que a lista que virá a seguir é uma seleção feita por mim de ALGUNS dos sites que procuram manter a qualidade do material que disponibilizam e os quais julgo pertinentes citar aqui. Digo isso porque afinal, sites para baixar fontes existem aos montes, porém nem todos mantém um padrão mínimo. Além do mais, vocês sabem, a Internet é muito grande. Com certeza existem outros serviços excelentes por aí dos quais eu nunca ouvi falar, então, caso você conheça algum que eu não tenha citado, por favor, deixe um comentário que farei updates nesse post pra colocá-lo junto aos demais.

Vamos ao que interessa:

  • MyFonts.com:

    Algumas pessoas vão achar estranha a presença do MyFonts.com aqui e já no início da lista, afinal ele tem fontes pagas e o Id normalmente manda links com material free! Explico. Queiram vocês ou não, esse site é provavelmente o maior banco de fontes pagas legalizadas da Internet, quiçá do mundo! Aos atuais Designers, o que direi é, provavelmente corriqueiro, mas aos futuros, aprendam desde já. Todos os trabalhos comerciais realizados precisam ter a especificação das fontes utilizadas e se essas forem comerciais, seu cliente tem sim que desembolsar uma grana para adquiri-lá e usá-la de forma correta e sem problemas para com a lei.

    Mas calma! Nem tudo são espinhos. Por se tratar de um MarketPlace (um mercadão) a função do MyFonts.com é agregar o trabalho de designers, empresas e tipógrafos mundo a fora. Apesar de a maioria cobrar, alguns disponibilizam amostras de suas fontes gratuitamente. Vale ficar ligado no que rola de novo por aqui, inclusive recebendo a newsletter deles. Faça o cadastro e fique ligado. Não vai se arrepender.

  • DaFont.com

    O bom e velho DaFont é provavelmente conhecido da maioria. Pau pra toda obra o site tem um banco putamenrdamente grande, lotado de fontes de distribuição gratuita, todas organizadas em categorias bem intuitivas, sem segredo pra chegar onde / no que você procura.

  • UrbanFonts.com

    Esse é um dos mais recentes bancos de fonte que descobri. O que chama a atenção nele é o critério de classificação adotado para as fontes. Se você achou o Dafont fácil, vai rir à toa aqui. É só se divertir no Browse Free Fonts. Esse é com certeza o site que mais uso a procura de fontes diferenciadas.

  • FonteCubes.com

    Aqui a classificação se resume em maior número de downloads e ordem alfabética. Nada de novo, nada de muito inovador, mas um repositório de respeito pra ser salvo em seu delicious!

  • FontSpace.com

    FontSpace é uma espécie de comunidade para tipógrafos. O foco é na classificação que o usuário da para as fontes. Assim você pode dar nota, marcar como favorita e deixar comentários nas fontes. O diferencial é a facilidade de feedback entre designer e público alvo. Isso pode trazer muitos resultados positivos e rápidos, tanto no aperfeiçoar de fontes já existentes quanto na criação de futuras fontes.

  • LinoType.com

    Pra terminar a lista, voltamos a essência do primeiro site dessa lista. Como acredito que você pretende viver de design, vendendo seus serviços de forma legal e correta, vale mais um link para um site de venda de fontes. Não muito diferente do MyFonts. com o LinoType.com tem uma variedade muita grande e bem dividida. Se não achar em um, acha no outro!

Como disse no início, essa é só uma pequena seleção. Eu poderia listar muitos mais porém, o objetivo aqui é qualidade e não quantidade. (Mas tem muita quantidade ai!). Hoje em dia achar fontes não é nenhum segredo guardado a sete chaves (faz alguns anos, era.) portanto o resultado final vai muito mais da percepção de quem desenvolve o trabalho do que dos fornecedores que essa pessoa tem.

Nunca é demais lembrar que você encontrará material redundante entre esses sites que passei. Muita figurinha repetida. Mas atenção. Olhe com carinho pois nem sempre uma figura aparentemente repetida é a mesma já vista a alguns clicks. Muitas vezes uma delas tem qualidade superior.

No mais, divirta-se! Baixe e brinque com muitas fontes que estão aí disponíveis, sempre dando prioridade para aquelas que tem todos os caracteres e espaçamentos padrão. Mas isso é assunto pra outro post.

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

1 comentário:

Anônimo disse...

Como baixo as fontes do site myfonts? tem como baixar um arquivo winrar das fontes desse site? se alguém tiver as fontes do myfonts, me interessa comprar se forem gravados em DVD. Meu e-mail é marcelomagno88@hotmail.com.

Postar um comentário