Tipografia com Efetividade

Semana Tipográfica - Selo Horizontal
Durante a criação de um documento de texto ou na edição de um cartaz básico, estragar seu trabalho é bastante fácil quando não se tomam cuidados com a tipografia aplicada nele. Não quero descartar a importância dos profissionais do design, até porque faço parte desta classe, mas não são necessários estudos profundos ou formação na área para escrever um texto escolar ou desenhar um aviso para anunciar aos moradores de um edifício a data da próxima assembléia.

Efetividade
Com o propósito de disseminar dicas e noções básicas relacionadas ao tema, o Augusto Campos do Efetividade.net inclui no cardápio de suas publicações artigos bastante práticos de tipografia que podem salvar aquele texto das comuns falhas cometidas por quem não domina o assunto. Todos eles fazem parte da minha lista de favoritos pela sua utilidade, e creio que farão da sua.

No artigo "7 dicas simples de tipografia para melhorar o visual de seu blog ou de seus documentos", fiquei surpreso com a formatação sugerida para bullets de listas. De acordo com ele, a melhor legibilidade para as listas de itens é obtida quando o texto fica alinhado verticalmente com o parágrafo acima da lista. Nos meus textos sempre apliquei a regra contrária, inclusive na formatação deste blog. Além desta dica, no post você encontrará outras técnicas simples e efetivas de como definir a largura certa de um texto, espaçamento entre caracteres e escolha de fontes adequadas para deixar seus textos com melhor legibilidade e organização.

bullets
Se seu objetivo é aprofundar um pouco mais no tema tipografia, o artigo Thinking with Type: Você sabe por que chamam as maiúsculas de "caixa alta"? faz uma breve resenha do livro escrito pela americana Ellen Lupton, e conta que a autora buscou com esta obra criar uma referência prática e completa sobre o assunto. Pela abordagem dada a tópicos como títulos, margens, marcadores e etc, o artigo recomenda o livro como um bom ponto de partida no estudo da tipografia para quem a trata como uma ferramenta da boa comunicação.

thinking_with_type
Por fim, as unidades fundamentais da tipografia também são abordadas em publicações do Efetividade.net. No post "Fontes: conheça 10 alternativas originais para a Arial e a Helvetica" além de um histórico interessante das duas fontes, que figuram entre as mais comuns da atualidade, ele sugere boas alternativas para substituí-las sem perder suas características fundamentais. "Tipografia: fontes e mais fontes, e o Oscar de typefaces" e "Mais 5 belas fontes true type grátis para download e uso" dão exemplos de outros sites interessantes e gratuitos para encontrar tipos de qualidade e para o uso em produção de textos e demais materiais gráficos.

helvetica
Com estes artigos, ofereci referências de qualidade para aqueles que pretendem iniciar a aplicação de técnicas tipográficas na editoração de seus trabalhos. Gosto muito das dicas dadas pelo Efetividade.net, vale a pena a visita em busca de suas novidades.

Durante esta semana, além de outros temas que selecionamos para compor esta série alguns dos tópicos citados aqui serão aprofundados. Amanhã traremos mais listas de sites para você começar a montar sua coleção fontes.

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

3 comentários:

Anônimo disse...

Primeiramente, quero parabeniza-los pelo blog! É excelente, ja está no meu Google Reader! Estarei sempre por aqui!

em segundo lugar, quero cooperar com esse post, deixando um link para um ótimo post tbm sobre TIPOGRAFIA PARA TEXTOS LONGOS. Vale a pena!

Grande abraço
Daniel Campos

http://logobr.wordpress.com/2008/08/11/qual-tipografia-certa-texto-longo/

Sebas disse...

Olá Daniel,

realmente, este post é um grande adendo à Semana Tipográfica. São dicas simples e que fazem um enorme diferença no resultado de um trabalho que envolva textos longos. Tiro o chapéu para uma de suas sugestões, a Adobe Garamond, fonte extremamente versátil!

[]'s

Anônimo disse...

Quero parabenizar a toda a equipe do Efetividade pelo excelente trabalho de divulgação de pesquisas,e principalmente a Daniel Campos pelas dicas de tipografia para textos longos, foi de grande valia para mim que estou iniciando nesta área.
Mana Celani.

Postar um comentário