Eclipse Solar Filmado de um Avião

Uma das coisas mais impressionantes que já presenciei foi o eclipse solar de 1994. Em plena manhã, por volta das 9:30, pássaros desorientados voando de volta  as árvores, pessoas nas ruas olhando para o sol com lentes especiais, o céu rapidamente escurecendo como no entardecer, e no grande momento um anel de diamantes brilhante no horizonte. Foi um espetáculo!

eclipse_2008
Em agosto, uma semana antes da abertura dos Jogos Olímpicos, um eclipse total do Sol foi visto por cerca de 1 bilhão de pessoas em um percurso que iniciou no nordeste do Canadá, passou pela Groenlândia, Ártico, Sibéria, Mongólia e concluiu na China. Nesse país, a repercussão negativa foi grande devido a associação deste tipo de fenômeno a catástrofes ou a infelicidade na sua cultura. Digamos que a única (semi)catástrofe ocorrida foi a amarelada participação da delegação brasileira em Pequim.

Durante três anos, uma equipe canadense de caçadores de eclipses (eclipse chasers)  se preparou  para observar os primeiros momentos em que o Sol ficaria encoberto pela Lua naquela ocasião. A "Totality on the Tundra" montou com uma semana de antecedência uma base de observação na Baía de Cambridge em Nunavut, norte do Canadá.

Na véspera do eclipse, as más condições do clima apontavam que a melhor forma de registrar o fato seria do céu, acima da densa camada de nuvens formada. Como a equipe estava há tempos se organizando, existia um plano "C" que contava com a locação de uma aeronave pressurizada para voar alto o bastante para efetuar o registro.
eclipse_2008_equipe
O resultado desta aventura pode ser visto no vídeo feito pelo cientista Stephen Bedingfield, com uma câmera amadora nas mãos a 27.000 pés de altitude, no momento exato em que a Lua cobre os raios do Sol.


Tirando a falatório da turma, que quase sofre ataques epilépticos de alegria, as imagens são surrealistas. As cores que estampam o horizonte, do laranja ao azul profundo, formam uma paleta digna de um quadro de Dali.

Além do diamond ring, tão importante às pesquisas dos cientistas da "Totality on the Tundra", o que me chamou a atenção é a faixa de sombra que se forma no horizonte. Note que o lado direito do vídeo no início é o mais escuro, e durante a passagem do sol, o faixo de sombra se desloca para esquerda deixando o lado direito a luz do dia. Detalhe: tudo se passa em torno das 2:20 da madrugada.

eclipse_2008_horizonte
Maiores detalhes da caçada ao eclipse deste ano foram relatadas em uma série de posts no Discovery Space:
Fonte: Dark Hoasted Blend, Meteopt.com, Discovery Space: What's Up?: Total Eclipse

[update] 26.10.2008

Aos interessados em saber quando ocorrerá os próximos eclipses no Brasil, o artigo Próximos Eclipses Solares Totais e Anulares no Brasil até 2050 irá ajudá-lo. Ele indica o site Nasa Eclipse Home Page como a origem dos dados, merece um favorito!

[update] 23.05.2014 - Space Exploration Insights by EducationLabs

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

10 comentários:

Lydia El Charis disse...

De fato é um espetáculo! Sérgio também presenciou o eclipse de 1994 e isto se tornou um dos momentos mais lindos da vida dele.
Parabéns pelo post!

Anônimo disse...

aceita parceria?

Anônimo disse...

aceita?

Sebas disse...

Olá Tati,
está se tornando nossa principal comentarista :)
Sem dúvida, uma das coisas que mais gostaria de rever foi o espetáculo daquele dia.
Me parece que existe uma possibilidade de ocorrer novamente em Criciúma outro eclipse daquele em 2053. Tomara que tenha saúde pra vê-lo hehehehe

Edmar,
podemos conversar sobre uma parceria pelo contato.
Apareça sempre!

[]'s

Anônimo disse...

Mais um post maravilhoso!! Pena q não vi nenhum ainda!!! Ao vivo e em cores!! :(
Beijos

Anônimo disse...

OOPsss....Não vi nenhum eclipse!!! post maravilhoso aqui no woww vejo SEMPRE!!! hauahauhaua

Anônimo disse...

Simplesmente INCRIVEL!!! Qria muito ver uma parada dessas ao vivaço!!hahah

Agora to de volta Sebás!!! Parabens pelo blog, sempre maravilhoso!!!

Grande abraço e obrigado pelo apoio
Daniel

Anônimo disse...

Show de bola!
Parabéns,
Sérgio.

Sebas disse...

Lellinha,
motivado pelo fato de você não ter visto um eclipse total, pesquisei quando e onde teremos um episódio destes aqui no Brasil. O próximo irá acontecer em 2023 nas regiões norte e nordeste, vale até um passeio. Se não quiseres esperar tanto teremos um em 2011 na Ilha da Páscoa, no Pacífico Sul, e outro em 2019 na Argentina e Chile.
Obrigado pelos "bellos" comentários e elogios.

Daniel,
Mesma sugestão dada a Lellinha, acima.
Welcome back!!!

Dr. Sérgio,
é um imenso prazer a visita de um astrônomo aqui no Woww! Volte sempre :)

[]'s a todos

Anônimo disse...

Hi, thank you for such an awesome information regarding solar panels that you have shared.recently i foud an interesting and amazing website which tells how to build your own homemade solar panels.

Postar um comentário