Capas de discos famosos feitas com LEGO

Há pouco tempo fiz uma espécie de tributo a Richard Wright, tecladista e fundador membro desde a formação inicial do Pink Floyd, vítima de câncer este ano, reunindo capas de disco e animações stop motion feitas com bonecos e peças de LEGO.

Procurando pelas capas do Pink encontrei um grupo dos sonhos no Flickr chamado LEGO Album Covers. Ele reúne montagens de capas de discos feitas com as peças de encaixe e seus bonecos. Nele não achei as capas que procurava, mas encontrei outras cinqüenta de fazer qualquer apaixonado por música vibrar.

Mais uma vez a vontade de colocar todas as peças foi imensa, mas fiz uma seleção de peso baseada na afinidade com o disco e na qualidade da montagem. Divirta-se!

Beatles

Simplesmente a maior fonte de inspiração da comunidade com doze capas recriadas. Please Please Me e o Abbey Road são dois discos que nos velhos tempos tive oportunidade de escutar em vinil, adorava observar a perspectiva de suas capas. No Abbey, os quatro músicos atravessando a rua e todos aqueles detalhes ao fundo ainda me deixam curioso pra saber o que se passava lá no momento em que a foto foi tirada, mais tarde eternizada pelo sucesso do disco. Interessante que na versão LEGO Paul não está descalço, quebrando parte da lenda que gira em torno desta capa. Meus pais ainda têm os dois bolachões guardados junto com outros dos Beatles e de vários artistas. Relíquias!

PleasePleaseMe PleasePleaseMe_lego

abbeyroad abbeyroad_lego

Iron Maiden

Caramba,sem dúvida Eddie the Head é o mascote mais legal da história do Rock! Por causa dele, na minha opinião, todas as capas do Iron são obras de arte. Em Piece of Mind, Eddie está acorrentado e enfurecido na cela de um manicômio. Interessante como "esquelego" é quase tão medonho quanto Eddie.

PieceOfMind PieceOfMind_lego

Nirvana

Se fosse elencar as três bandas que mais tocaram no meu velho aparelho de som, Nirvana estaria na lista.  Até hoje quando escuto Nevermind, o álbum mais importante da década 90, a saudade dos tempos que assistia ao Gás Total e Disk MTV todas as tardes, sem preocupação, surge. Quando lançado gerou a maior polêmica pela controversa capa. A versão de brinquedo não me causou o mesmo impacto, mas mereceu destaque pela importante referência.

nevermind nevermind_lego

Phil Collins

Face Value, o primeiro álbum solo do baterista do Genesis, foi emplacado por In the air tonight, seu maior sucesso. A primeira vez que me recordo de escutar esta faixa foi no filme Negócio Arriscado (Risk Business), sucesso estrelado por Tom Cruise nos anos 80. O título faz analogia a expressão americana que trata do valor estampado em uma moeda ou cédula. Simples e expressiva como a original, a capa de brinquedo merecia virar um cartaz.

FaceValue FaceValue_lego

Oasis

A banda que surgiu com pompas de novos Beatles, vive tempos pouco menos glamourosos do que no seu meteórico lançamento. O disco de estréia foi Definitely Maybe, abria com o sucesso Rock'n'Roll Star e ainda contava com faixas como Live Forever e Supersonic. Sua capa exibe os membros da banda em uma sala de estar cheia de objetos e detalhes. A montagem em LEGO ficou bastante fiel, mantendo todos os elementos nos devidos lugares: taças no chão, quadro do Burt Bacharach, poster de craque de futebol, plantas na janela, instrumentos musicais, tudo ficou ótimo. O ponto negativo vai para a esfera fake, colocada no lugar do globo terrestre.

definitelymaybe definitelymaybe_lego

Motorhead

Não sou grande conhecedor da banda, mas a garganta de Lemmy Kilmister é inconfundível, algo que deveria ser estudado. A forma que o autor da montagem em LEGO utilizou para manter o clima dark cowboy da imagem original é incrível. A nova capa de Ace of Spades ficou muito melhor que sua verdadeira.

AceofSpades AceofSpades_lego

The Strokes

Com um dos álbuns mais importantes da atual década, a banda americana começou muito bem sua carreira. Is This It foi lançado com capas diferentes nos EUA e no restante do mundo. A da versão americana ficou incrivelmente aquém da estrangeira, que foi considerada uma das melhores capas de disco de todos os tempos. Na minha opinião, de todas as montagens que encontrei neste grupo, esta é a que apresentou o melhor resultado na aplicação do tema. Detalhe para o título Is This Brick: simplesmente "quebrou a banca".

isthisit isthisbrick_lego

Como disse, tentei trazer aqui apenas algumas pérolas que encontrei no LEGO Album Covers e compará-las com as verdadeiras peças. Em uma visita  rápida você poderá encontrar capas do Bruce Springsteen, Belle & Sebastian, Bob Dylan, The Smiths, The White Stripes e muitas outras dos Beatles.

Deixo o espaço nos comentários para sugestões que mereciam estar na seleção.

Fontes: woordenaarDigger Digger Dogstar, _Nikc_, +Khorne, Christoph!

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

3 comentários:

Anônimo disse...

Oasis arrebentou!!! Mas os outros não ficaram prá trás!!! Parabéns, amorzão!!

qualquer um disse...

muito boa!!!

ps: fundador do floyd? wtf?

Sebas disse...

Iacami,

concordo contigo, fundador mesmo poderia ser o Roger Waters ou o Syd Barrett. Apesar do Richard Wright estar lá desde o começo sejamos justos com os outros dois :)

Valew pelo call, volte sempre!

[]'s

Postar um comentário