Wingsuit: voe como um pássaro

Ano passado fiquei impressionado quando assisti ao vídeo que mostrava uma turma de doidos para-quedistas praticando BASE Jump em Cave Swallows, uma garganta natural com 372 m de profundidade localizada no México. Pensei que seria difícil encontrar outra modalidade tão arriscada quanto aquela.

Há algum tempo tinha ouvido falar que uma equipe de para-quedistas americanos havia desenvolvido uma roupa especial para saltos que possibilitava deslocamentos horizontais durante as quedas. O nome dado ao equipamento era Wingsuit, ou roupa asa (numa tradução razoável), que dava ao corpo o formato de asa ou mesmo de pássaro, o que facilitava este tipo de movimento. Até onde sabia, estas wingsuits só eram utilizadas em saltos de aviões e de alturas razoáveis.

Wingsuit

Abusando do jargão que diz que "o céu é o limite", um bando de malucos esquiadores noruegueses complicaram o que já era complicado. A princípio, durante o inverno gelado, eles desciam de esqui os picos mais altos e perigosos da Noruega para se lançarem em queda livre de para-quedas e wingsuits. Assim eles conseguiam se afastar ao máximo dos paredões de rocha, chegando à base das montanhas "seguros".

Enquanto o frio mantinha a neve congelada, o esqui servia de propulsor para os saltos. Com a chegada do verão o calor derreteu o gelo não havendo condições de uso para os esquis. Restou o BASE Jump com wingsuit como saída para "curtir" a descida dos paredões. Assista abaixo para entender melhor o termo entre aspas:


Com certeza isso é o mais próximo que o homem pode chegar de voar como um pássaro. Na cena em que o para-quedista passa bem próximo da curva da estrada (e do solo) a velocidade era de aproximadamente 225 Km/h. Um tchauzinho para a câmera nessas horas pode custar caro.

Para aqueles que não se contentaram com os breves 224 segundos de ação, essas cenas fazem parte do filme Seven Sunny Days da Matchstick Productions. Por enquanto ele está disponível em duas partes no Google Videos:
Será que existe curso para praticar isso?!

Dica do grande Eron

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

5 comentários:

Lydia El Charis disse...

wooooooooooooowwwwwwwwwwwww
esses são realmente loucos Sebas!

wanderson disse...

Eu estou maluco para poder comprar uma roupa dessas,
só que eu não consigo encontrar na internet,nem a pau.
se alguém souber como comprar...
eu ficaria muito agradecido :)

wanderson disse...

eu quero comprar uma roupa dessas aíiii!!!
mas não consigo encontrar na net!!!
muito difícil mesmo viu? ¬¬'

Sebas disse...

Olá Wanderson, tudo bem?

Acredito que você só vai encontrar wing suits a venda lá fora:
http://www.phoenix-fly.com/
http://www.tonywingsuits.com/

Se souber de alguém vendendo no Brasil não esquece de comentar aqui.

[]'s

Anônimo disse...

Alguem sabe de uma escola para praticar esse tipo de esporte?

Postar um comentário