A-Frame, você ainda fará um cartaz com ele!

Quando vou ao clube de vídeo alugar filmes, para aqueles finais de semana chuvosos, gosto de dar uma boa olhada nos cartazes que estão em destaque na loja. Presto atenção nas cores, fontes, detalhes gráficos para compreender que idéia do filme estão tentando passar com aquela peça. Em Criciúma, cidade onde cresci, ganhei de uma dessas locadoras alguns cartazes de filmes que gostava. Dois dos mais legais estão guardados esperando a parede do meu futuro escritório para serem expostos, o do filme Matrix e do Além da Linha Vermelha.Nenhum destes dois que citei seguiu um clichê bastante adotado na criação de cartazes pela indústria do cinema: o famoso A-Frame (Quadro A). Pelo nome talvez você não entenda o significado deste nome, mas se der uma olhada na figura abaixo vai entender facilmente a associanção dele ao formato:

a-fame
Isso mesmo, A-Frame é o nome dado ao famoso enquadramento que corta alguém da cintura para baixo, com pernas abertas, em plano superior ao restante dos elementos em uma peça gráfica. Bastante associado aos duelos do velho oeste americano, as cenas de suspense e imagens sensuais sua aplicação não se restringiu aos cartazes. O site Print Magazine fez uma bela coletânea do uso do A-Frame em capas de DVD, de livros, de revistas, em anúncios, cartazes de filmes e etc, todos marcados pelo clássico clichê. Selecionei algumas peças que já conhecia e outras que servem de belos exemplos deste estilo. Divirta-se!
three_ten_to_yuma taxi_ver2 small_soldiers_ver3 slumber_party_massacre honey_i_blew_up_the_kid_ver2 for_your_eyes_only_ver1 cowboy_way_ver1 comebacks austin_powers_in_goldmember_ver1
brazilian_girls michael_jackson zztop
  • Capa de Revista: não fiz uma busca mais aprofundada mais para o Pierce Brosnan ter aparecido na capa de uma revista neste estilo é sinal de que o 007 deve ser um campeão de "A-Frames".
der_spiegel esquire zoom
avenger batman
wonder_woman wyat_earp
A coletânea de A-Frames feita pela Print Magazine está organizada em uma série de álbuns no Flickr que merecem uma visita minuciosa. Confira eles e se lembrar de algum trabalho que eles esqueceram de colocar lá, conta pra nós!Fonte: Sedentário Hiperativo, Print Magazine

UPDATE: Id quem vos fala aqui. Lendo esse post do Sebas me lembrei do clipe da música 7 Nation Army do The White Stripes que é baseado no A-Frame. Música Fod#! Clipe Fod#! Complemento pro post. =)

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

Postar um comentário