Buenos Aires e Diseño Palermo

Há quase uma semana além das fronteiras do nosso país posso justificar minha ausência através dos inúmeros atrativos dessa cidade e que conseguiu me afastar do computador por tanto tempo.

Avenida de Buenos Aires

Com praticamente 400 registros fotográficos em 4 dias de andaças, um desgaste físico imcomparável, já com saudade do feijão e arroz [!], os hermanos argentinos têm do que se orgulhar.

Toda a contribuição cultural absorvida até agora valeu as 33h e MEIA de ônibus até aqui, falo tanto do Econtro quanto da questão que envolve o próprio Turismo.

O Encontro que atrai pessoas de toda a América Latina e faz com que se relacionem como velhos colegas, compartilhando de um mesmo ambiente, todos com um interesse em comum que é dividir experiências e somar no intelecto de cada um presente ali é algo que, particularmente, não alimentava minhas expectativas antes de presenciar o momento. O clima que envolve todo esse engajamento faz com que a torcida para esse evento que está apenas na sua terceira edição cresça ano após ano difundindo o que nós, latinos, temos a oferecer e contribuir para a área.

Convidado de honra - Chaves

Existe uma sede de aprendizado que move todo o encontro e transforma o mesmo num ciclo de troca de experiências sem fim.

Então, já abriu aquela poupança pro Encontro do próximo ano? Se o Design não é a área que te atrai, sem problemas. Visite a cidade do mesmo jeito. Recomendações de uma estudante de Design que aproveitou a vinda da mesma forma [ou melhor] mesmo deixando o Encontro de lado nos dois últimos dias.

Quando começamos a montar o Woww não conhecíamos muito da plataforma Blogger/Blogspot. Recorremos ao Usuário Compulsivo, Dicas Blogger e outros blogs para encontrar informações para personalizar nosso layout e suas funcionalidades. Neste mês fizemos nossa participação na campanha do Compulsivo não só pelo prêmio, mas pela vontade de apoiar aqueles que indiretamente nos deram "aquela" força no começo. Como justificamos em nossas indicações daquela campanha, foi em um post do Dicas Blogger que encontramos o template que customizamos para o Woww.

Desta vez é o blog da Juliana Sardinha que está realizando uma campanha, aqui vai nosso apoio:


Para comemorar seu primeiro aniversário, o Dicas Blogger está sorteando um template exclusivo, 1 logotipo e a primeira anuidade de um domínio próprio. Quer participar?! Então:
  • Faça um post no seu blog anunciando a promoção. Neste post deve conter o link para esta postagem, o banner da promoção e um convite para mais 04 blogs amigos participarem;
  • Envie um email escrito "promoção" no campo "assunto", confirmando sua inscrição, com o link do seu post.
Ficam excluídos da promoção blogs que:
  • façam apologia à violência;
  • promovam qualquer tipo de preconceito;
  • não respeitem Direitos Autorais.
O período de inscrição termina dia 29 de agosto e dia 31, aniversário do Dicas Blogger, será realizado o sorteio do vencedor. Não percam tempo!

Mais informações no post da promoção.

Convido para participarem também: Séries-RMVB, PagueMenos.net, Depósito do Calvin e Quarto de Hora!

Surf Underwater: imagens submersas de campanhas da Insight

No mundo das grifes esportivas, um dos grandes nomes entre os fabricantes de surf e skatewear é a australiana Insight Clothing. Neste ano, duas campanhas da empresa chamaram a atenção pela criatividade e pela qualidade das peças gráficas criadas. Em ambas, a fotografia submersa foi a técnica aplicada, mas cada uma com seu estilo.

Na campanha Good Morning Pluto foram feitos cartazes, com fotos em cores de surfistas patrocinados pela marca, pegando belas ondas e dividindo a cena com momentos surreais do cotidiano embaixo d'água. Fotografadas pelo consagrado Dustin Humprey, em Bali, as imagens chamam para um olhar mais detalhado, para aceitar a idéia de que a câmera captou dois mundos no mesmo quadro. Abaixo, uma seleção das imagens desta campanha:

JARED_MELL_EGGS
KAI_BUNNYMAN
KAI_OTTON_CINEMA
KAI_OTTON_SPIKES
MADE_DINNER
A combinação do laranja das bóias abandonadas sobre os corais com o azul do mar de Bali, formam a paleta perfeita entre as cores na primeira foto. A moça comendo pipoca ao lado do coelho de pelúcia gigante, sentados naquilo que sugere as poltronas de um auditório ou cinema, e assistindo as manobras dos atletas sob as ondas do Pacífico, são detalhes que tornam este projeto incrível. O que falar da mesa posta para o jantar?! Os espinhos negros sobre os corais dão ao local o aspecto de ponto radical para o surf, enquanto o atleta, desprezando o "perigo", tira tudo o que pode da onda que surfa.

A seguir a outra campanha, também fotografada por D Hump, em Bali, que traz imagens em preto e branco em tom mais artístico, de surfistas pegando ondas sobre cenas ainda mais surreais. A série foi chamada DOPAMINA, e foi inspirada em uma viagem sob o oceano em busca do diferencial na mente e na criatividade. Além de surfistas da equipe Insight, foi convidada a equipe de surf jamaicana para completar essa trip. Veja algumas imagens abaixo:
JASONAPPARICIO_THE_JAMAICAN_SURF_TEAM_POSTER
KAIOTTON_UBA_SKUBA_CANOE_POSTER
KAIOTTON_ZISCO_POSTER
LUKESTEDMAN_DEADBEATS_POSTER
WARRENSMITH_ABBEYREEF_POSTER
A atmosfera das fotos lembra muito os clássicos filmes dos anos 30, em contraste com atletas da atualidade. Cores seriam completamente desnecessárias. A motoqueira nua pilotando a Harley, o ciclista pedalando entre os crucifixos do cemitério e aquela máquina maluca pilotada pelos dois viajantes são dignos de um sonho muito doido. No meio da turma da Jamaica não poderia faltar um brother fumando "um" em busca do "pá" da criatividade. Na última imagem não demorei para visualizar a capa do Abbey Road, clássico dos garotos de Liverpool. Detalhe: a onda quase quebrando na cabeça do rastafari.

Fotografias underwater sempre me empolgam, principalmente quando o fotógrafo consegue ângulos perfeitos como Dustin Humprey. Mais uma vez, com muito pesar, não coloquei todas as imagens das campanhas. Mas deixo o convite para uma visita em suas páginas. DOPAMINA possui outras peças tão inspiradoras quanto as exibidas aqui. Em Good Morning Pluto, além de imagens de surf,  o projeto também trabalha com imagens de skate feitas em um deserto. Portanto, se gostou destas, confira o restante!

Fontes: Riding a Wave with Dustin Humphrey, Insight Clothing

Diseño Palermo 2008: Sobre o evento

Quando decidi vir para a Argentina, já haviam me falado sobre o Diseño Palermo ser um evento grande, muito grande e sinceramente, depois de ser monitor do N Design Floripa não achei que encontraria outro evento de Design com o porte daquele. Ledo engano. Aqui temos mais de 10 mil inscritos divididos em três sedes com uma infinidade de palestras acontecendo simultaneamente.

Diseño Palermo 2008 03

A faculdade de Palermo tem vários cursos em praticamente todas as áreas do Design, logo, temos palestras pra todos os gostos e estilos. De gráfico à moda, passando por produto, interiores, 3D e campos mais dispersos como sociologia, por exemplo Eu como entusiasta Web, estou focando. Ergonomia, Usabilidade, Web 2.0 e aí por diante. A Grasi, imagino eu, terá outro foco, então o que vocês verão por aqui, não é uma cobertura completa mas sim uma ínfima parte do evento todo.

No mais, pelo que vi até agora, lhe aconselho. Comece a guardar grana desde já e venha ano que vem.

Diseño Palermo 2008 02

Dieño Palermo 2008: Agora vai!

E finalmente começou o Diseño Palemo 2008. Vocês devem ter reparado a ausência de algum post sobre o assunto ontem afinal, foi dito aqui que teríamos uma cobertura do evento e até agora só um post foi feito sobre o assunto. Explico.

Diseño Palermo 2008 01

Estamos em Buenos Aires desde a madrugada de sábado (26/07) para domingo (28/07) porém o evento só começou hoje, terça-feira. Esses dias que se passaram serviram para conhecer as alternativas de alimentação, transporte, e claro, ficar atento para os possíveis perigos que nos rondam já que estamos em um lugar estranho, longe de casa e com uma língua diferente (Se bien que mi Portunhol estás muy bueno), como o Id aqui não nasceu ontem, foi estudar o terreno pra depois atacar. Há!

Enfim, não quero me alongar muito aqui. Essa semana, se tudo der certo, vocês verão alguns posts a mais do que estão acostumados. Pretendo não misturar assuntos e como tem muita coisa pra se ver, conhecer e consequentemente falar aqui, vamos tentar separar cada assunto para um post.

Entónces chicos, asta luego!

Diseño Palermo 2008

Senhoras e senhores, é com muito prazer que eu lhes informo que eu e a Grasi estamos em Buenos Aires na Argentina para durante os próximos sete dias participar do Diseño Palermo 2008 um encontro latino americano de Design.

Palermo 01

Depois de 33hrs de viagem entre Florianópolis e Buenos Aires (Boa parte parado na fronteira para legalização) chegamos.

O Evento começa na Segunda-Feira (28/7) e durante a semana que está por vir faremos a cobertura on-line.

Preparem-se. Surgirão muitas fotos e notícias por aqui nos próximos dias!

Batalha no escritório: TI vs Vendas

Sexta-feira, projetos aguardando aprovações, chefes já partiram antes do almoço, o que fazer para o final do expediente chegar logo?!

A turma do Runaway Box mostra no curta The Great Office War a opção mais legal que alguém poderia propor para passar o tempo nestes dias de marasmo sem envolver praia, chopp, ou ir embora. Assista a turma da informática lutando contra a equipe de vendas com armas de brinquedo em um combate de dar inveja ao desembarque na Normandia do filme Resgate do Soldado Ryan.


Uma coisa é certa, os dias de vida do porquinho de moedas está contado depois que assisti a essa metralhadora Nerf N-Strike Vulcan EBF-25 em ação. Essa belezinha tem um mini compressor de ar movido a pilhas que atira 25 cartuchos por minuto, pode fazer um estrago danado em um combate deste tipo.

nerf-vulcan-blaster-0508
Aos interessados sugiro a criação do Pelotão Woww para combates Nerf.

Fonte: Web Worker Daily

9 objetos de desejo para fãs de Space Invaders

spaceinvaders_telegames
Quem nunca jogou Space Invaders na vida ou não teve infância um Atari em casa, ou nunca foi ao fliperama ou não chegou aos 20 ainda, logo perdendo a década mais legal dos século XX. Se você achou parte do último argumento um pouco exagerado, até posso dar o braço a torcer. Os demais são pura verdade!

Space Invaders em popularidade no mundo dos games está no patamar de outras lendas como Pac-man, Super Mario, Wolfenstein 3D, Prince of Persia e Doom. Desde sua criação em 1978 influenciou a criação de novos sucessos como Tomb Rider, Grand Turismo e Final Fantasy. No Japão, seu sucesso entre os arcades foi tamanho que moedas de Yen se esgotaram sendo necessário quadruplicar sua produção.

Inspirado no post do blog Collateral Damage, trarei uma lista de 9 produtos que todo fã do lendário jogo criado pelo japonês Toshihiro Nishikado sonharia ter em sua casa.
  • Cueca Space Invaders - se você é nerd e tem uma namorada tão nerd quanto você, ela ficará doida em vê-lo usando um modelito como este após um jantar romântico. Se ela já não tiver comprado, aproveite e dê no Natal um modelo feminino como este logo abaixo.
space_invaders_boxers spaceinpanties
  • Gravatas Space Invaders - está se achando muito sério ou cizudo?! Quer ter um visual mais descolado, moderno?! Escolha uma dessas (1, 2 e 3) para iniciar sua transformação fashion.
Space_invader_gravata Space_invader_borboleta Space_invader_gravata2
  • Gorro Space Invaders - frio nas orelhas neste inverno?! Este modelo aí embaixo me parece tão quentinho quanto geek. Da lista achei o mais interessante.
Space_invader_gorro
  • Toalhas comemorativas do 30º Aniversário Space Invaders - após aquele encontro romântico, pode rolar uma "melhor de 5" entre você e ela. Após o duelo, nada como estar preparado para uma ducha com estas belas toalhas geeks.
sinvaders_30th_anniversary_bath_towels_shop
  • Pingente de ouro Space Invaders - ótima dica para o próximo dia dos namoradas ou aniversário de 8 meses, tanto faz. Dê de presente um pingente como este, cunhado em ouro 24 quilates, e torne esta data inesquecível!
space_invaders_cordao
  • Tapete para entrada de casa Space Invaders - direto da França, este tapete de boas vindas é alimentado por 4 pilhas AAA e deixará bem claro para seus convidados que em sua casa mora um geek.
invaders_doormat_animated invaders_mat_door
  • Tapete para jogar Space Invaders - pensou em dar este de presente pra mamãe?! Talvez ela não irá aproveitá-lo tanto como você e sua "gangue". Além de um belo tapete tipo persa ele é uma tela para jogar Space Invaders. Não acreditou?! Veja as imagens:
space_invader_carpet_2 space_invader_carpet_4 space_invader_carpet_3
  • Luminária Space Invaders - uma dessas ficaria perfeita em minha mesa de trabalho ou no quarto do meu filhote.
space_intruderz_lamps

  • Papel de parede Space Invaders - ah se as telas de Atari tivessem a mesma dimensão de sua parede... Mais um presentinho para o quarto do filhote.
sapce_invader_wall_paper_2
sapce_invader_wall_paper_1
sapce_invader_wall_paper_3
Depois de tanto falar no game e seus produtos derivados, não deu vontade de jogar uma partidinha?! Achei uma versão em flash muito boa no site do designer de interação Paul Neave. Joguei algumas rodadas para matar a saudade do caixão de baratas.
Sorry, you will need the <a href="http://www.macromedia.com/go/getflashplayer/" target="_blank">Flash Player</a> to play this game.

Caso não esteja visualizando a tela acima acesse http://www.spaceinvaders.de/ e mate sua vontade de caçar invasores. Divirta-se!

Cartazes da Campanha de Barack Obama

Vários são os assuntos que preencheram e continuam dando pano pra manga nos noticiários durante esse ano, e não estou falando de Daniel Dantas e sua trupe, muito menos da Dercy, pobre alma milenar que voltou a seu planeta de origem. Falo de algo que pode mudar a atitude de muito norte-americano a partir do final do ano que são as eleições para o novo presidente dos EUA.

Como todos já sabem, a disputa agora ficou entre John McCain e Barack Obama. E por trás de uma boa lábia campanha verbal, coisa que político sabe fazer melhor do que ninguém, temos toda uma equipe de acessoria para os demais assuntos que envolvem essa campanha.

Não estou puxando sardinha pro Obama (pff!), mas o que merece destaque aqui é todo o projeto gráfico e campanha de marketing desenvolvidos para fortalecer a imagem desse candidato principalmente entre os jovens, seu grande foco. Desde a identidade visual até material promocional como bottons, guarda-chuvas [?] e os cartazes mereceram atenção ímpar e, claro, tudo a venda na lojinha de Mr. Obama acompanhado de um belo botão "Donate now" no alto da página.

O foco diferenciado escolhido pelo candidato em relação aos demais, o qual inclui discussões sobre retirada das tropas americanas do Iraque, meio-ambiente (Ai! Nossa Amazônia!) e energia conquistou a admiração do público, inclusive Hillary Clinton, e fez com que artistas (designers) se dispusessem a participar do que, para eles, é uma bela vitrine para mostrar seu trabalho mundo afora.

Segundo os três artistas que têm suas peças gráficas expostas em campanhas pelo Estado, Shepard Fairey, Scott Hansen e Antar Dayal, nenhum recebeu qualquer verba para desenvolver o trabalho. Foi por amor à camisa!

A primeira sequência de cartazes criada por Shepard Fairey, com a palavra PROGRESS em destaque teve seu estoque esgotado em poucos dias. Outra tiragem, com a palavra HOPE, foi distribuída apenas durante as viagens de campanha do candidato.

O designer que se divertiu (e ainda diverte) colando stickers nas paredes por aí, seja isso ilegal ou não, conta que realizou o trabalho em menos de uma semana. Utilizou uma foto encontrada na internet de um Obama que "parecesse presidencial", com alguma mensagem como "I can guide you". Deu seu toque pessoal através de formas, síntese visual, texturas e cores, como se percebe através de seus trabalhos . Optou por uma "paleta patriótica" utilizando da variação dessas cores e destacando as palavras-chave HOPE, PROGRESS e CHANGE com fundo sólido.

Change, por Shepard Fairey

Seus trabalhos sofrem influência de campanhas construtivistas criadas durante a União Soviética sob o lema "Art with a purpose", destacando as poses heróicas dos personagens.

Shepard também disponibilizou a imagem para download e deixou os direitos autorais de lado. "Isso é exatamente o que quero que aconteça", diz ele, moço esperto apostando no marketing espontâneo.

Suas peças gráficas mais recentes mostram mais sobre seu apoio à Obama. Shepard desenvolveu um cartaz que pretende atingir os mesmos jovens e induzí-los a votar.

Vote, por Shepard Fairey

O outro impresso, com cerca de 1,75m X 1,14m e demonstrado abaixo, está em leilão e aberto à lances até o dia 24 desse mês. Todo o valor arrecadado será doado à Rush Philanthropic Arts Foundation que promove anualmente o evento "Art For Life Charity".

Cartaz em Leilão, por Shepard Fairey

Outro designer convidado pela equipe de Obama foi Scott Hansen. Famoso pelo tratamento particular dado à suas peças gráficas tanto em mídias impressas quanto virtuais, seu estilo é referência e inspiração para muitos. Vale a pena perder um tempinho fuçando seu portfólio e a loja.

Como experiência, Scott conta em seu blog que o cartaz, em seu formato final, tinha quase 3GB, aproximadamente 1000 layers, imagens trabalhadas em Illustrator com o dobro do tamanho que o cartaz exigia. Tudo criado com resolução 300dpi. "Por vezes era muito tedioso, ter que esperar muito tempo até mesmo para as operações simples".

Progress, por Scott Hansen

Todos os cartazes acima já são "sold out", mas ainda há uma última chance de arrecadar fundos esperança de adquirir um.

O mais recente cartaz foi desenvolvido pelo designer Antar Dayal. Como ele mesmo fala, sua inspiração surgiu "das palavras do candidato, liberdade, habilidades e expressão da esperança e sonhos para uma América melhor". Isso se reflete no slogan, com uma mensagem tão positivista quanto às demais: "Yes We Can".

O mesmo se encontra na mesma loja de Mr. Obama por U$70.

Yes We Can, por Antar Dayal

Em seu blog, Dayal disponibilzou uma sequência de fotos que mostram o processo de impressão de sua obra. Ou se preferir, o vídeo a seguir também mostra desde a concepção do fotolito até o produto final:

Sei que você aí deve estar curioso perguntando como Shepard chegou àquele resultado gráfico mostrado acima. Para isso eu trago um TUTORIAL que mostra passo-a-passo como desenvolver uma peça igualzinha sem ter que pagar algumas dezenas de dólares pela mesma.

Quer ver mais trabalhos gráficos envolvendo Obama? Aqui.

Prêmio Best Blogspot Brasil

compulsivo
No início deste ano, após enviar uma pergunta pelo formulário "Pergunte ao Compulsivo" destinada ao blog do Usuário Compulsivo, o Woww recebeu sua primeira forcinha na blogosfera. Com a resposta dada por ele em forma de post conquistamos leitores e nossas estatísticas começaram a evoluir.

Agora nosso amigo Compulsivo lançou essa campanha para eleger o melhor blog brasileiro hospedado no Blogger/Blogspot e também fortalecer sua comunidade de usuários. A idéia é que cada um indique através de um post os três melhores blogs nacionais que utilizam a plataforma do Google. Aquele que receber o maior número de indicações pelos participantes da iniciativa receberá U$ 100,00 de crédito em anúncios no Google AdWords. Também, o blog que mandar o maior número de visitantes ao Usuário Compulsivo também ganha créditos no valor de U$ 50,00.
Qualidade do conteúdo, redação, acessibilidade, qualidade do template e influência na blogosfera são os critérios que devem ser obedecidos no julgamento. Os indicados so Woww são:
  • Usuário Compulsivo - um dos primeiros blogs dos feeds da equipe. Nele encontramos muitas dicas úteis para construção do nosso layout. Através dele concluímos que a plataforma Blogger/Blogspot era confiável e perfeita para começarmos nosso blog.
Usuário Compulsivo
  • Dicas Blogger - grande fonte de inspiração para as melhorias do Woww. O template que usamos hoje é customizado a partir de um sugerido pela Juliana em um post ano passado.
Dicas Blogger
  • Folclore da Bola - tudo sobre a grande paixão nacional. Curiosidades e fatos inusitados do mundo futebolístico trazidos pelo Renato em textos bem escritos e humorados.
Folclore da Bola
Participe também da campanha visitando os blogs votados acima ou fazendo suas indicações aos melhores na sua opinião. Maiores informações no blog do Usuário Compulsivo.

Mindomo: Ferramenta para criar mapas mentais online

Nesse último semestre, o 2008.1 a nossa turma de Design na UFSC teve uma matéria chamada InfoDesign. Basicamente a idéia é ensinar aos acadêmicos sobre a organização da informação, assim, o conteúdo fica mais acessível e lógico melhorando a experiência do usuário.

CmapTools MindNode

Pois bem, um dos recursos que mais usamos nessa matéria foram os chamados Mapas Mentais. Existem vários meios pra se fazer esses mapas. Conheço gente que faz no Excel por exemplo. Na faculdade nós usávamos uma ferramenta chamada Cmap Tool, software open source muito conhecido mundo a fora mas que sinceramente nunca me agradou muito, primeiro por não ser usual, depois por não existir (agora existe) uma versão para Mac, logo tive que achar um software equivalente na maçã. E encontrei um muito bom chamado MindNode. O problema do MindNode é que ele só existe pra plataforma Apple, assim os mapas feitos por mim, ficavam inacessíveis pro resto da equipe.

Mindomo logo

No fim das contas dei toda essa volta pra apresentar pra vocês uma ferramenta que descobri algumas semanas depois do fim do semestre. O Mindomo é online, com uma interface baseada na do Office 2007, extremamente fácil de usar. Desenvolvido em Flash (Desconfio que com o Flex.) com uma infinita capacidade e customização e com recurso de compartilhar mapas com outros usuários (Sem edição simultânea) e exportar os mapas para PDF, RTF, JPEG, PNG e mais meia dúzia de formatos úteis.

Mindomo home map

Para os que usam com mais intensidade mapas mentais, o Mindomo tem três pacotes pagos a partir de $6,00. Talvez um valor alto para um usuário doméstico mas um preço quase irrelevante pra empresas que fazem uso e sabem a importância dos mapas mentais.